Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2013

Chuva forte deixa vias alagadas em Salvador
Avenidas Bonoc�, Paralela e Ogunj� amanheceram alagadas. Transalvador orienta motoristas a evitarem as vias.
Chuva forte deixa vias alagadas em Salvador
Foto: g1.globo.com

A chuva que atinge Salvador desde o domingo (16) se intensificou na madrugada desta segunda-feira (17) e deixou vias alagadas logo no in�cio do dia. Segundo a Transalvador, as avenidas Bonoc�, Paralela e Ogunj�, tr�s importantes vias da cidade, amanheceram alagadas. A orienta��o do �rg�o de tr�nsito � que os motoristas evitem trafegar pelos tr�s locais. N�o h� registros de acidente nesta manh�.

De acordo com a Transalvador, por volta das 6h30, os motoristas j� encontravam dificuldade nas tr�s avenidas alagadas, e em vias que t�m pontos de alagamento, como ACM (dois sentidos), Baixa do Fiscal, que al�m das po�as de �gua est� interditada no sentido Cal�ada por conta de uma obra, Vasco da Gama (ambos os sentidos) e sa�da da Esta��o da Lapa, sentido Barris.

O �rg�o de tr�nsito alerta que o trecho da Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), que foi inteditada tamb�m depois de parte da pista ceder por causa da chuva, continua fechada, o que complica o tr�nsito nas redondezas.

Na sa�da de Salvador via BR-324, segundo a Pol�cia Rodovi�ria Federal (PRF), o tr�nsito est� lento na altura do local que foi interditado por conta de uma cratera aberta pela chuva h� duas semamas.

Segundo a Transalvador, tamb�m por conta da chuva, a pista dupla que seria aberta nesta manh� na Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Contorno, que est� interditada por causa de um deslizamento, n�o foi liberada porque a terra continua cedendo no local. O �rg�o de tr�nsito informou que t�cnicos da Transalvador e da Codesal est�o no local para fazer uma avalia��o.

Solicita��es
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), at� as 7h15 desta segunda-feira (17) recebeu seis solicita��es de emerg�ncia.

Foram registrados cinco deslizamentos de terra e um desabamento de im�vel. N�o houve feridos em nenhuma das situa��es.

O �rg�o atende em esquema de plant�o, por 24 horas. A popula��o pode acionar a Codesal atrav�s do telefone 199. A liga��o � gratuita.

Deslizamento
Um grande deslizamento de terra interditou a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) na manh� de domingo (16), em Salvador. A via � uma das mais importantes da capital baiana, que d� acesso a bairros como o Com�rcio e Campo Grande. Chovia forte na cidade quando o acidente ocorreu.

Um rapaz que passava pelo local a p� afirmou que precisou correr quando viu a terra deslizando. Ele ficou ferido levemente. Segundo a Defesa Civil, n�o h� informa��es sobre pessoas feridas com gravidade.

Uma testemunha chegou a afirmar que um carro teria ficado sob os escombros, mas a informa��o n�o foi confirmada pela Defesa Civil.

O �rg�o tem a estimativa inicial de que cerca de 50 mil toneladas de terra vieram abaixo. As causas do deslizamento est�o sendo investigadas. A hip�tese inicial dos engenheiros da Defesa Civil � de que um bueiro entupido no alto da encosta possa ter contribu�do para o ocorrido. O �rg�o aponta que a tampa do bueiro foi roubada e muito lixo foi parar dentro da estrutura, o que impedia j� h� algum tempo o escoamento correto da �gua.


Chuva forte parte asfalto em trecho da BR-324
(Foto: Mauro Akin Nassor/BAPRESS/
Estad�o Conte�do)



Regi�o foi interditada para evitar novos acidentes
(Foto: Silvia Rezende / Rede Bahia)



Avenida Contorno, em Salvador
(Foto: Patr�cia Abreu/Arquivo Pessoal



Cratera se abriu ap�s deslizamento (Foto: Filipe Ferreira / Arquivo Pessoal)



Deslizamento na regi�o da Contorno (Foto: Filipe Ferreira / Arquivo Pessoal)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir