Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2013

Falhas no transporte público frustram torcedores da Arena Pernambuco
Torcida reclamou da desorganização na chegada e saída do estádio. Espanha e Uruguai fizeram 1º jogo da Copa das Confederações no local.
Falhas no transporte público frustram torcedores da Arena Pernambuco
Foto: g1.globo.com

Os torcedores que foram assistir ao primeiro jogo da Copa das Confederações na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Grande Recife, não pouparam críticas sobre o acesso ao estádio, que fica a 19 quilômetros da capital pernambucana. A partida entre Espanha e Uruguai terminou às 20h56 do domingo (16), e às 23h, mais de duas horas após o apito final, ainda tinha gente tentando sair do local. Muitos, que já tinham enfrentado problemas no trajeto de ida, resolveram deixar o campo antes do início do segundo tempo, temendo mais tumulto na volta. Outros só saíram do estádio quase uma hora após o fim da partida e, mesmo assim, tiveram dificuldade para voltar para casa. O público do jogo foi de 41.705 torcedores.

O economista Reinaldo Figueiredo veio de São Paulo com a namorada para assistir ao jogo. Eles ficaram decepcionados com a experiência e abandonaram o estádio ainda durante o intervalo. "Ontem [sábado, 15], ficamos 3h19 na fila para trocar os ingressos e hoje demoramos duas horas para chegar ao local. Pegamos o Expresso Torcida no Shopping Center Recife e depois o metrô. Ficamos espremidos na estação. Vim embora porque estou de saco cheio de tudo, não venho mais ao Recife", desabafou.

O Expresso Torcida foi um serviço idealizado pelas prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes, onde os torcedores deixavam os carros em shoppings dos municípios e pegavam um ônibus expresso até estações de metrô. A população reclamou principalmente das filas para conseguir pagar e tirar a pulseira que dava acesso à viagem.

O engenheiro Bergson Souza e a contadora Millena Rocha decidiram deixar o estádio logo após o começo do segundo tempo. "A Arena tá bonita, o espetáculo é lindo, mas há uma série de gargalos. Para ir ao estádio, levamos quatro horas da estação Cajueiro Seco até a Cosme e Damião. Essa última tem um grande problema que é a escada. Ela é muito estreita para passar tanta gente. É impossível. O povo não conseguia descer e, com isso, se aglomerava na plataforma do metrô. Não queremos passar por isso na volta para casa e saímos antes. Estou decepcionado", lamentou.

"Saímos do estádio antes do gol do Uruguai, mas ao ver a fila do ônibus que levava até a estação Cosme e Damião, decidimos voltar e esperar. [A fila] estava parada, não andava", disse o torcedor Rodrigo Leite. Ele estava acompanhado da esposa Ana Cláudia e da amiga Mariana Serpa. "Sem falar que as divisórias da fila atrapalharam bastante a saída", acrescentou. Antes de chegar no ponto dos ônibus circulares, era possível ver grades das divisórias derrubadas no chão, o que tumultuou a fila quilométrica. Exaustos, alguns torcedores sentaram em um barranco às margens da Arena para esperar a multidão diminuir.

O empresário Gustavo Jácome, 35 anos, também desistiu de ver o jogo até o fim. "Trouxe meu filho Vítor, de 4 anos, mas estou voltando para casa mais cedo porque a viagem foi péssima na vinda. Não quero passar sufoco na volta", argumentou.
Problemas também dentro do estádio

O produtor de eventos Zé Mário pagou R$ 228 pelo ingresso e acredita ter jogado o dinheiro no lixo. Ele saiu da Arena aos 42 minutos do primeiro tempo. "A fila do bar era grande, não consegui comprar nada e estou morrendo de fome. Depois, quero evitar a confusão na volta, com toda aquela gente no metrô. Na ida, saí do Shopping RioMar e passei duas horas para chegar aqui", contou.

O médico Alexandre Borges estava irritado com os serviços prestados na Arena, de onde saiu no intervalo da partida. "Cheguei às 16h30, justamente para não enfrentar a multidão, mas os portões não estavam abertos como prometido. Peguei chuva no local da arquibancada aonde eu estava, a fila do bar estava grande, os banheiros sujos, então resolvi ir embora logo", reclamou.

Na sexta (14), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Pernambuco, já havia entrado com representação no Procon estadual contra a Fifa. O motivo foi a queixa de um grupo formado por 30 torcedores que adquiriram ingressos para os jogos e reclamaram da localização dos assentos especificado nos bilhetes. "Todas as queixas têm relação com a aquisição de ingressos. A Fifa dividiu as arquibancadas em quatro categorias e não especificou claramente em que área ficariam", afirmou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Pane elétrica na estação
O terminal de ônibus da Estação Cosme e Damião, onde paravam os circulares trazendo os torcedores da Arena Pernambuco, ficou sem energia durante 18 minutos, entre 20h28 e 20h46. No local, os coletivos chegavam em intervalos de até 2 minutos, sempre lotados. Muitos torcedores desembarcaram às pressas. "É o medo de perder o próximo trem e pegar outro muito lotado", disse uma das passageiras.

A estreita escada da Estação Cosme e Damião, que leva até a plataforma de embarque, também atrapalhou a volta para casa. "Já foi uma "baixaria" entrar naquele circular, porque o povo furava fila, e aqui ainda tem esse aperto. Se tivesse mais calma, tudo caminharia mais tranquilo", disse a recepcionista Cristiane do Monte.

Metrô e ônibus vencem táxi no trajeto até a Arena
Três trajetos e três meios de transporte diferentes. A reportagem do G1 voltou a testar o acesso à Arena Pernambuco e registrou que, apesar dos problemas, o metrô ou o ônibus são as melhores opções para chegar ao estádio. No domingo (16), a viagem de coletivo partindo do Centro do Recife, às 16h26, durou 1h34. Já a de metrô, saindo da Zona Sul da capital, no mesmo horário, teve duração de 1h45. A de táxi, saindo da Zona Norte da cidade, também às 16h26, foi a mais demorada: o percurso levou duas horas.


Torcedor Zé Mário pagou R$ 228 pelo ingresso e diz dinheiro
foi jogado no lixo (Foto: Luna Markman/G1)



Terminal de ônibus Cosme e Damião ficou sem luz das
20h28 e 20h46 (Foto: Luna Markman/G1)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir