Categoria Policia  Noticia Atualizada em 25-06-2013

Policial do Bope e morador são mortos durante tiroteio na Nova Holanda
Após um confronto que deixou 2 mortos na noite de segunda, policiais do Bope, do Batalhão de Choque e do 22ª BPM (Maré) continuam realizando uma operação na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte, na madrugada desta terça.
Policial do Bope e morador são mortos durante tiroteio na Nova Holanda

As vítimas são o sargento do Bope Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, de 42 anos, e Eraldo Santos da Silva, de 41 anos, que seria morador da comunidade e não teria envolvimento com o tráfico de drogas do local. Os dois chegaram a ser encaminhados para o Hospital Central da Polícia Militar e Hospital Federal de Bonsucesso, respectivamente, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Outras seis pessoas ficaram feridas. Uma delas é um PM do 22ª BPM (Maré), identificado como sargento Cordeiro de 45 anos, que levou uma pedrada no rosto e teve uma fratura do maxilar. As outras cinco seriam moradores da comunidade: Robson Maceio, de 40 anos (atingido no abdômen), Cláudio Duarte Rodrigues, de 41 (Atingido nas nádegas), Vagner de Lima, de 35 (baleado na virilha) e Alexsander de Oliveira, de 40 (baleado no ombro). Com um tiro no braço esquerdo, o cozinheiro Djalma Pereira da Silva, de 53, recebeu alta logo após dar entrada no Hospital de Bonsucesso. Ele contou os momentos de pânico que viveu durante a troca de tiros.

"Moro aqui há 50 anos e nunca tinha passado por isso. Levei o tiro e não tinha como deixar a comunidade para buscar ajuda. Pensei que ia morrer, mas as pessoas tentavam me acalmar. Graças a algumas ajudas, consegui achar uma van que me levou para ser socorrido", disse Djalma.

O confronto se originou da perseguição policial a um grupo de bandidos que tentava praticar assaltos em série numa das pistas sentido Zona Oeste da Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso, após a realização de uma manifestação que saiu da Praça das Nações e chegou a fechar uma faixa da Avenida Brasil. Na confusão, pelo menos 15 pessoas foram detidas e encaminhadas para à 21ª (Bonsucesso).

Durante a perseguição na Nova Holanda, criminosos atearam fogo em uma moto. As chamas atingiram a rede de energia, deixando parte da comunidade às escuras. Por volta das 18h, um bando assaltou pedestres, lojistas e tentou fechar a Avenida Brasil para roubar motoristas. Houve correria na região. Policiais usaram balas de borracha para conter o arrastão e pediram auxílio ao Bope, que entrou na comunidade às 20h.

O protesto em Bonsucesso foi convocado pelo Facebook, que chegou a divulgar uma mensagem de cancelamento do ato. Com informações desencontradas, a Polícia Militar enviou 250 homens e até um blindado para garantir a segurança e coibir saques e atos de vandalismo. As lojas da região fecharam as portas às 14h, e o centro universitário Unisuam encerrou as atividades acadêmicas e administrativas às 15h.

Problemas na volta para casa
Com o auxílio de dois caveirões e um helicóptero, policiais militares permaneceram a madrugada toda na comunidade. Com vários disparos, muitos moradores não conseguiram voltar para as suas casas. Embaixo da passarela 9 da Avenida Brasil, eles esperavam o clima ficar tranquilo para voltar as suas residências.

"Quem sofre é o povo. Chegamos tarde do trabalho e amanhã tenho que acordar para ir trabalhar novamente. Espero que dê tudo certo e ninguém se machuque", resumiu um moradore, que não quis se identificar.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir