Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-06-2013

Guarda de Campinas usará lançador belga com tinta para marcar vândalos
Objetivo é identificar quem depreda e pratica saques durante protestos. Estratégia deve faciliar prisões pela Polícia Militar nas manifestações.
Guarda de Campinas usará lançador belga com tinta para marcar vândalos
Foto: g1.globo.com

Após três atos pacíficos que terminaram com uma minoria praticando depredações e saques em Campinas (SP), a Secretaria Municipal de Segurança anunciou nesta quarta-feira (26) que guardas municipais vão usar lançadores FN 303, de origem belga, com munições não letais, movido a ar comprimido. Segundo o secretário da pasta Luiz Augusto Baggio, a medida tem o objetivo de marcar e identificar os vândalos para facilitar a prisão pela Polícia Militar. A Guarda possui três unidades e passa a utilizar o equipamento nas ruas durante as manifestações. "Esta é uma arma para controle de distúrbios, mas a prioridade é marcação de vândalos e para neutralizar os indivíduos", aponta o inspetor da GM Willer Silva.

A arma de uso militar utiliza quatro tipos de munição, sendo que duas delas são carregadas com tinta, usadas para identificar infratores. A terceira tem efeito de impacto e a outra leva uma carga de gás de pimenta. De acordo com as autoridades, as munições não oferecem perigo à integridade física, apenas causa um impacto superficial. "Esta arma lança uma munição mais concentrada, e mais concentrada do que aquelas armas de paintiball", completa o inspetor.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir