Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 28-06-2013

Moradores da Rocinha, Chácara do Céu e Vidigal se reúnem com Cabral
Grupo chegou por volta das 12h ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Saneamento, saúde, educação e transporte fazem parte das reivindicações.
Moradores da Rocinha, Chácara do Céu e Vidigal se reúnem com Cabral
Foto: g1.globo.com

Representantes de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu se reuniam, por volta das 12h desta sexta-feira (28), com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, para discutir questões de interesse das comunidades.
Segundo Denis Neves, estudante de Design, nascido e criado na Rocinha, a principal reivindicação é o saneamento básico, seguido de educação, saúde e transporte. "A nossa principal reivindicação é o saneamento básico, que seria englobado no PAC 1, mas houve outras prioridades. Vimos no PAC 2 que a prioridade é a construção do teleférico, mas esse investimento resolveria totalmente a questão do saneamento, que é mais importante".

O morador acrescentou ainda que também no PAC 1 havia a promessa da construção da Creche Modelo do PAC, contudo, de acordo com ele, o local está abandonado. "Foi tomado por moradores de rua, que após as nossas reclamações eles retiraram de lá, mas está cheio de focos de dengue. O projeto que tem o nome do PAC deveria estar pronto e está parado desde 2010. A gente está falando de comunidade para comunidade, não temos interesse político", acrescentou.
Ainda segundo a estudante de administração Erica Santos, que organizou com Denis a passeata da Rocinha, o teleférico não atenderia aos moradores da Rua Um. "O teleférico não dará acesso também aos cadeirantes. Não cabe uma cadeira de rodas aberta nele. Durante a manifestação o assessor do governador nos procurou para esse encontro. Nossa passeata foi a primeira sem ter uma lixeira quebrada", afirmou Denis.
Também participaram do encontro o secretário de Obras, Hudson Braga, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), Ícaro Moreno e o secretário de Governo, Wilson Carlos.
Outro grupo esteve com o governador na quinta
Na quinta (27), cinco integrantes do grupo de manifestantes que acampou em frente à sua casa no Leblon, Zona Sul do Rio, na última sexta-feira (21), também se reuniram com o governador. Também participaram do encontro os secretários Wilson Carlos (Governo), Wilson Risolia (Educação), Sérgio Côrtes (Saúde), e Antonio Neto, subsecretário de Gestão de Ensino

Durante o encontro, o representante do grupo nomeado "Somos o Brasil", Eduardo Oliveira, informou que ele não faz mais parte do grupo que permanece acampado perto da casa do governador, na Rua Delfim Moreira. Na reunião, o grupo pediu mais segurança ao governador durante os protestos.
"Nós vamos elaborar uma pauta e trazer para o governador. Nós não estamos mais lá porque tivemos divergência com o outro grupo. Estamos aqui para abrir um canal de comunicação com o governador. Pedimos a ele num primeiro momento um maior controle de manifestações e segurança, porque as pessoas não estão de sentindo seguras", declarou.
Na sexta, os manifestantes se reuniram na altura do posto 4, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e seguiram em direção ao Leblon. Cerca de quatro mil pessoas participaram do ato; muitos eram moradores do bairro e funcionários do judiciário e Ministério Público.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir