Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2013

Ex-mulher de Mandela pede prudência em cobertura da imprensa
​A ex-mulher de Nelson Mandela, Winnie Madikizela-Mandela, pediu prudência aos meios de comunicação em sua cobertura da hospitalização do ex-presidente sul-africano, que neste sábado completa uma semana internado em estado crítico.
Ex-mulher de Mandela pede prudência em cobertura da imprensa
Foto: noticias.terra.com.br

Winnie, que falou publicamente com a imprensa ontem à noite pela primeira vez desde a hospitalização de Mandela no dia 8 de junho, pediu que os jornalistas não falassem do ex-presidente sul-africano utilizando verbos no passado, segundo a emissora local EyeWitnessNews.

"São essas coisas que fazem com que alguns dos meus filhos e meus netos se sintam mal", afirmou Winnie em frente à antiga casa de Mandela no gueto negro de Soweto, em Johanesburgo, que agora é um museu.

Winnie, que foi casada com Mandela durante 38 anos, afirmou que a imprensa se deixa levar pela situação durante a sua cobertura da hospitalização do estadista sul-africano, mas garantiu que a família está agradecida por informarem o país e o mundo sobre o estado de saúde de Madiba. Além disso, declarou que a família de Mandela estava sem palavras para agradecer o apoio que receberam do público.

Winnie deu essas declarações um dia depois que a filha mais velha de Mandela, Makaziwe Mandela, afirmou em uma entrevista à televisão estatal sul-africana que os meios de comunicação internacionais são como "abutres".

"De verdade, são como abutres esperando que o leão acabe de comer o búfalo para depois se aproveitarem da carniça. Essa é a imagem que temos como família", disse Makaziwe ao se referir à imprensa internacional que se instalou em frente ao hospital em que está Mandela.

Winnie Madikizela-Mandela afirmou ontem que o ex-presidente tinha experimentado uma "grande melhora", mas que seu estado continua sendo crítico. "Houve uma grande melhoria em relação aos últimos dias, mas continua clinicamente mal", disse aos repórteres.

Essa informação foi divulgada depois que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou na quinta-feira passada que o estado de Madiba era "estável", após ter tido uma "boa noite" na última quarta-feira.

Uma figura controvertida e de destaque nos tempos da luta contra o regime racista do apartheid, Winnie Mandela voltou a visitar ontem seu ex-marido no hospital. Desde que Mandela foi hospitalizado pela última vez, Winnie esteve na clínica quase todos os dias.

Ao lado de Mandela permanece sua atual esposa, a moçambicana Graça Machel, que não se separou de seu marido nos mais de 20 dias de internação em um hospital de Pretória. Desde dezembro, Madiba foi hospitalizado em quatro ocasiões.

O primeiro presidente negro da África do Sul contraiu os problemas respiratórios com os quais sofre de forma recorrente nas prisões do apartheid, onde passou 27 anos das quase sete décadas de luta contra o racismo institucionalizado.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir