Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2013

Edward Snowden já completa seis dias preso em aeroporto de Moscou
Enquanto a situação permanece indefinida, o pai de Snowden negocia com justiça americana.
Edward Snowden já completa seis dias preso em aeroporto de Moscou
Foto: noticias.portalbraganca.com.br

Desde domingo passado na zona de trânsito do aeroporto internacional de Moscou, Edward Snowden completa hoje (29) seis dias "perdido" sem saber o seu próximo destino. O funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA pediu asilo político ao Equador mas,enquanto isso, seu pai negocia com o governo de Obama condições para que ele compareça perante a Justiça americana.

A família do ex-funcionário da CIA impôs três condições ao Departamento de Justiça americana para o retorno do jovem: que ele não seja preso antes de ser julgado, que o caso não se desenrole em segredo e que o local do julgamento seja definido por Snowden.

Por outro lado, o presidente do Equador, Rafael Correa, declarou que Snowden revelou o maior caso de espionagem da história e já disse estar disposto a receber o jovem em seu território. Outro país que poderia lhe conceder asilo é a Venezuela, mas uma fonte que a agência russa "Interfax" classifica como "conhecedora da situação" assegurou que Snowden não deixará a Rússia antes de se reunir com diplomatas de algum dos seus prováveis destinos.

Uma terceira saída para situação seria a assinatura de um tratado de extradição entre EUA e Rússia. Em maio do ano passado a Procuradoria Geral da Rússia ofereceu aos americanos formalizar um tratado bilateral de extradição como garantia para "alcançar um novo nível na cooperação no âmbito da luta contra o crime". Mas, aparentemente, Washington recusa assinar um tratado com Moscou pois a Constituição da Rússia proíbe a entrega de seus cidadãos a outros países, mesmo tendo cometido delitos muito graves em território estrangeiro.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir