Categoria Religião  Noticia Atualizada em 01-07-2013

Missa do Papa em Aparecida será no interior do Santuário Nacional
Informação é do arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno. Celebração será restrita a 15 mil pessoas que passarão por detectores.
Missa do Papa em Aparecida será no interior do Santuário Nacional
Foto: g1.globo.com

A missa que o Papa Francisco irá celebrar em Aparecida (SP) no próximo dia 24 será realizada no interior do Santuário Nacional. A definição, anunciada pelo arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno, foi tomada após meses de conversa e negociação entre a direção do santuário e a equipe responsável pela agenda do pontífice.

Com isso, a celebração terá capacidade máxima para cerca de 15 mil pessoas que deverão passar por detectores de metal, segundo informações concedidas ao G1 no dia 10 de junho por Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.

No lado externo, serão montados telões para o restante do público. A missa será celebrada em português e deve durar cerca de 1h30. O santuário foi procurado nesta segunda-feira (1º), mas informou que irá comentar sobre o assunto apenas no fim desta semana.

Dom Raymundo, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que apesar da missa ser "recolhida" os fiéis ficarão próximos do Papa Francisco já que o pontífice argentino irá rezar com os fiéis na tribuna - uma área externa do santuário que fica em frente ao pátio onde está localizado o Centro de Apoio ao Romeiro.

"Ele (Papa Francisco) me disse: ‘após a celebração eu irei até a tribuna’, que hoje tem o nome do Papa Bento XVI, para rezar com o povo que estiver acompanhando a missa pelos telões na praça da Basílica, na praça norte, e saudar este povo muito querido, que são os devotos, os romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Deste modo, ele não vai ficar distante do povo", afirmou Dom Raymundo em entrevista à Rádio Vaticano divulgada no domingo (30).

"Além dessa aproximação que ele vai ter depois da missa na tribuna do Papa Bento XVI, ele vai percorrer o trecho da Basílica até o Seminário no papamóvel e retornará no papamóvel do Seminário até a Basílica, onde ele tomará o helicóptero de volta para o Rio de Janeiro na parte da tarde", disse Dom Raymundo (ouça entrevista).

No Seminário Bom Jesus, onde o Papa deve almoçar e descansar, o pontífice deve abençoar uma imagem do Frei Galvão, primeiro santo brasileiro. "Esta imagem depois será levada em procissão bem mais tarde, em uma época a ser determinada ainda, provavelmente no mês de outubro para o local onde será construído o futuro santuário dedicado a este grande santo", disse Damasceno.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir