Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2013

Manifestantes passam 3ª noite na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Segundo ativistas, cerca de 300 pessoas devem passar a noite no local. Assembleia definiu 10 representantes para encontro com prefeito.
Manifestantes passam 3ª noite na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Foto: g1.globo.com

Um grupo de manifestantes que ocupa a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai dormir no local pela 3º noite nesta segunda-feira (1º). A sede do legislativo municipal foi ocupada no sábado (29).

Uma assembleia popular horizontal foi realizada na noite desta segunda-feira para definir representantes que devem comparecer a uma reunião com o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB). Dez pessoas foram escolhidas, já a pauta que será levada ao prefeito ainda será fechada, segundo a comissão de comunicação dos manifestantes.

A comissão informou também que cerca de 300 pessoas devem dormir na Câmara Municipal nesta segunda-feira.

Prefeito marca reunião, e manifestantes não comparecem

Os manifestantes que ocupam a Câmara Municipal de Belo Horizonte não compareceram à reunião marcada pelo prefeito Marcio Lacerda, encontro esse que seria às 16h30, na prefeitura. Segundo Verônica Gomes, da comissão de comunicação dos manifestantes, foi acordado com o secretário de Governo, Josué Valadão, no domingo (30), que a reunião com o prefeito seria após assembleia marcada para a noite desta segunda. A prefeitura não confirma esta combinação.

O prefeito Marcio Lacerda anunciou que receberia os representantes da ocupação da Câmara Municipal para uma reunião nesta segunda-feira (1º). A ocupação acontece desde o sábado (29). Durante o fim de semana, o grupo protestou contra a reprovação de duas emendas do projeto de lei 417/2013, referente à redução da passagem de ônibus na capital mineira, e afirmaram que manteriam o protesto na Câmara até se encontrarem com Lacerda.

A comissão, que divulgou nota em redes sociais, também diz que não foi oficialmente avisada deste encontro. Segundo a assessoria de imprensa do prefeito, os manifestantes não quiseram receber o ofício, e o documento foi entregue ao presidente interino da Casa, Wellington Magalhães. Verônica disse que, mesmo que o convite fosse entregue, ele seria recusado, pelo descumprimento do acordo que a comissão diz ter feito com o secretário.

Durante a tarde, José Valadão falou aos jornalistas que haviam ido à sede da prefeitura acompanhar a reunião, que não foi realizada. De acordo com o secretário, por telefone ele conseguiu entrar em contato com um representante da ocupação da Câmara no início da tarde desta segunda-feira (1º). Valadão o teria informado sobre a reunião com o prefeito Marcio Lacerda. O secretário diz ter comparecido à sede do Legislativo, por volta das 14h, mas alega que não foi recebido pelos manifestantes, e, por isso, afirma ter deixado o documento com a presidência da Casa.

Ainda de acordo com ele, os manifestantes têm assuntos a tratar com a prefeitura e, assim, deveriam desocupar a Câmara. "O canal de comunicação está aberto. Eles têm uma assembleia então hoje, às 19h. A questão que nós colocamos é que não há porque manter a Câmara inoperante. (...) O problema deles de discussão é conosco [prefeitura], não é com a Câmara. Deixa a Câmara trabalhar", pontuou. Segundo o secretário, Lacerda está disponível para marcar uma nova data para o encontro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir