Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2013

Noruega rejeita pedido de asilo de Snowden
Autoridades rejeitaram solicita��o de asilo pol�tico devido ex-t�cnico da CIA n�o estar em territ�rio noruegu�s
Noruega rejeita pedido de asilo de Snowden
Foto: exame.abril.com.br

As autoridades norueguesas rejeitaram nesta ter�a-feira o pedido de asilo do ex-analista da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem nos Estados Unidos, pelo fato de Snowden n�o estar em territ�rio noruegu�s.

"Para poder ter direito a asilo � precondi��o que o solicitante esteja em um ponto da fronteira norueguesa ou na Noruega quando a solicita��o for apresentada", afirmou em comunicado a Dire��o de Imigra��o do pa�s.

O secret�rio de Estado de Justi�a, Pal Lonseth, j� havia anunciado horas antes � TV p�blica norueguesa "NRK" que o pedido de Snowden seria rejeitado por isso.

O Minist�rio da Justi�a recebeu bem a decis�o de Imigra��o e se negou a interferir nessa decis�o.

"N�o h� nenhum interesse nacional importante nem considera��es de pol�tica externa que fa�am com que o departamento de Justi�a deva intervir no caso", assinalou este Minist�rio em outro comunicado.

V�rios pol�ticos e juristas noruegueses haviam pedido a suas autoridades que estudassem a solicita��o, lembrando que a Noruega fez anteriormente exce��es ao requerimento de estar no pa�s para poder pedir asilo pol�tico.

A Noruega � um dos 21 pa�ses aos quais Snowden pediu asilo atrav�s de sua assessora legal, Sarah Harrison, segundo revelou hoje ao site Wikileaks.

O ex-analista da CIA est� h� nove dias no aeroporto moscovita de Sherem�tievo, onde chegou de Hong Kong ap�s revelar um esquema de espionagem em massa de contatos telef�nicos e online dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir