Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-07-2013

Países latinos condenam retenção de Evo Morales, diz Bolívia
O governo da Bolívia afirma ter recebido o apoio de outros países latino-americanos em seu pedido para que a comunidade internacional denuncie os governos europeus que proibiram o sobrevoo em seus espaços aéreos e a aterrissagem em seus territórios do avi
Países latinos condenam retenção de Evo Morales, diz Bolívia
Foto: bbc.co.uk

O avião de Morales permaneceu retido durante toda a noite em Viena, onde pousou na terça-feira, após vários países europeus terem lhe negado permissão para sobrevoar seus territórios. A aeronave obteve permissão para decolar nesta quarta-feira pela manhã e seguiu rumo à Bolívia.

A retenção do avião oficial teria se dado devido a suspeitas de que a aeronave transportava o americano Edward Snowden, um ex-funcionário da CIA que está foragido após ter delatado um sistema secreto de monitoramento de informações pessoais nos quais agentes da Agência Nacional de Segurança americana (NSA, na sigla em inglês) teriam acesso direto a servidores de nove grandes empresas de internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Skype e Apple.

A aeronave pousou em Viena após vários países europeus terem lhe negado permissão para sobrevoar seus territórios. O governo austríaco afirmou que Snowden não estaria a bordo do avião.

O ex-funcionário da CIA, de 30 anos, estaria em uma área de trânsito do aeroporto Sheremetievo, em Moscou, há dez dias, desde que partiu de Hong Kong. Ele fez um pedido de asilo político a mais de 20 países, entre eles o Brasil. Segundo um porta-voz do Itamaraty, o governo brasileiro não tem, até o momento, a intenção de responder ao pedido.

Além de Bolívia e Brasil, Snowden teria feito pedidos de asilo político a Áustria, Finlândia, Índia, Irlanda, Noruega, Polônia, Espanha e Suiça, que teriam rejeitado sua solicitação. Os pedidos feito a Bolívia, China, Cuba, Equador, Alemanha, Islândia, Itália, Holanda e Nicarágua ainda estaria pendentes. França e Venezuela não confirmaram terem recebido solicitações de asilo feitas pelo americano.

Tema ausente

Evo Morales regressava de Moscou, onde se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, e participou de um encontro de países produtores de gás.

O presidente da Bolívia disse não ter se encontrado com Snowden nem discutido com Putin um possível pedido de asilo político ao americano. Morales disse não ter recebido um pedido oficial, mas que, caso ele seja feito, não seria descartado.

O porta-voz do Ministério do Interior, Karl-Heinz Grundbock, disse à agência de notícias Efe que as autoridades austríacas descartam a hipótese de que Snowden esteja dentro do avião. O porta-voz disse que foi feito controle de passaporte de todos os passageiros do voo.

"Nós não sabemos quem inventou esta grande mentira. Mas queremos denunciar à comunidade internacional essa injustiça com o avião do presidente", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca.

Durante uma entrevista concedida no aeroporto de Viena, Evo Morales disse ter recebido telefonemas de outros líderes latino-americanos que teriam expressado sua preocupação com o episódio e cogitado a possibilidade de tomar medidas retaliatórias.

Fonte: bbc.co.uk
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir