Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2013

Suspeito de atentado em Boston vai à primeira audiência na Justiça
Dzhokhar Tsarnaev, 19, suspeito de ser um dos autores do atentado contra a maratona de Boston, comparece nesta quarta-feira ao Tribunal Federal de Massachusetts para a primeira audiência sobre a ação terrorista, que deixou três mortos e 264 feridos.
Suspeito de atentado em Boston vai à primeira audiência na Justiça
Foto: www.abola.pt

Ele está preso em um hospital penitenciário perto de Boston, após ser baleado e gravemente ferido durante perseguição policial quatro dias após o ataque. Seu irmão, Tamerlan, considerado pelo FBI mentor do ataque, morreu durante a fuga dos agentes.

A previsão é que o acusado seja apresentado à juíza Marianne Bowler à tarde. Durante a audiência deverá se declarar culpado ou inocente das 30 acusações contra ele, dentre elas uso de armas de destruição em massa, homicídio e porte ilegal de armas. Se condenado, pegará prisão perpétua ou a pena de morte.

As vítimas do duplo atentado, realizado no coração da cidade, foram informadas da realização da audiência, razão pela qual as autoridades judiciais preveem habilitar uma segunda sala de onde poderão acompanhar a sessão.

O caso causou forte comoção nos Estados Unidos e o apelo pela prisão dos suspeitos. Três dias após o ataque, em 14 de abril, a polícia revelou as fotos dos jovens, baseados em câmeras de segurança. Na madrugada de 19 de abril, a polícia diz que os suspeitos tentaram fugir e houve uma perseguição no subúrbio de Boston.

Tamerlan Tsarnaev, irmão de Dzhokhar, foi morto durante a fuga, mas o jovem preso conseguiu escapar. A perseguição continuou durante o dia, em meio a um toque de recolher decretado pela prefeitura de Boston. Na noite do dia 19, Dzhokhar foi preso em um barco dentro de uma casa.

INVESTIGAÇÕES

Segundo o FBI, o ataque foi planejado por Tamerlan Tsarnaev, jovem de origem tchetchena que morava nos Estados Unidos há dez anos e que começou a se influenciar por grupos radicais islâmicos após uma viagem ao Daguestão, república russa da região do Cáucaso, em 2011.

Os agentes afirmam que Dzhokhar relatou que o irmão queria vingar a morte de muçulmanos durante as guerras no Afeganistão e no Iraque. Tamerlan foi enterrado em um cemitério na Virgínia, após ser rejeitado em diversas cidades do Estado de Massachusetts, onde fica Boston.

O atentado deixou três mortos e 264 feridos. O quarto morto foi um policial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) que foi baleado durante a perseguição policial que terminou com a morte de Tamerlan e a prisão de Dzhokhar.

Fonte: www.jornalfloripa.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir