Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 12-07-2013

Hubble revela pela primeira vez a verdadeira cor de exoplaneta
Temperatura na atmosfera ultrapassa os 1000 �C; no planeta, chove vidro.
Hubble revela pela primeira vez a verdadeira cor de exoplaneta
Foto: jornalpequeno.com.br

Astr�nomos determinaram pela primeira vez a verdadeira cor de um planeta na �rbita de uma estrela diferente do Sol. Se visto por olhos humanos, o planeta conhecido como HD 189733b seria de um profundo azul cobalto - parecido com as cores da Terra quando vista do espa�o. As semelhan�as, por�m, acabam por a�.

Esse planeta extrassolar azul � um gigante gasoso que orbita muito pr�ximo de sua estrela. A atmosfera ali � abrasadora, com uma temperatura que ultrapassa os 1000 �C, e l� chove vidro - em part�culas de silicato condensado carregadas por ventos de 7 mil quil�metros por hora.

� dist�ncia de 63 anos-luz da Terra, esse mundo alien�gena � um dos exoplanetas mais pr�ximos de n�s que pode ser visto cruzando sua estrela. O HD 189733b tem sido intensivamente estudado pelo Hubble e outros telesc�pios, e astr�nomos descobriram que sua atmosfera � muito vari�vel e ex�tica, com nevoeiros e violentas erup��es. Agora, o planeta foi alvo de um estudo que determinou de maneira in�dita a cor vis�vel de um exoplaneta.

"Esse planeta foi bem estudado no passado, mas medir sua cor � algo realmente novo - podemos imaginar de verdade como esse planeta seria se f�ssemos capazes de v�-lo diretamente", afirmou Fr�d�ric Pont, da Universidade de Exeter, autor do estudo que ser� publicado na edi��o de agosto da revista Astrophysical Journal Letters.

A cor azul desse planeta n�o � derivada do reflexo de um oceano tropical, mas se deve � turbulenta atmosfera que, acreditam os cientistas, est� misturada com part�culas de silicato que dispersam luz azul. Para determinar como seria o planeta aos olhos humanos, os astr�nomos mediram quanta luz era refletida da superf�cie do HD 189733b - uma propriedade conhecida como "albedo".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir