Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-07-2013

Espionagem dos EUA na América Latina devem pautar 45ª Cúpula do Mercosul
Dilma chegou na noite de quinta a Montevidéu para participar do evento.
Espionagem dos EUA na América Latina devem pautar 45ª Cúpula do Mercosul
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Presidentes dos países membros do Mercosul se reúnem na tarde desta sexta-feira pautados, principalmente, pela recentes denúncias de espionagem feita pelo governo americano a vários países latino-americanos. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, iniciou cedo a rotina de trabalho na capital uruguaia. Dilma chegou por volta das 9h à sede do Mercosul, onde foi recebida pelo presidente uruguaio e atual presidente pró-tempore do Bloco, Jose Mujica.

Ontem à noite, durante sua chegada a capital uruguaia, a presidente adiantou um pouco o tom que deve ter o encontro. Ela reforçou a declaração adiantada horas antes pelo Ministro Antonio Patriota de que os países membros do Bloco repudiavam a suposta conduta estadunidense. "É uma posição correta do bloco repudiar qualquer ação de espionagem que contrarie os direitos humanos, o direito de privacidade e a soberania dos países. É algo que merece o repúdio de qualquer país que se considere democrático", completou.

Evo Morales, presidente da Bolívia, também chegou a Montevidéu na noite de ontem e deve ser um dos protagonistas do encontro. O recente episódio em que França, Espanha e Portugual retiveram o avião em que Morales viajava por suspeitas de que ele levasse Snowden entre a sua tripulação deve marcar a sua participação e selar um pedido oficial de explicações sobre o fato.

Apesar dos problemas com os voos da companhia aérea estatal, Aerolinhas Argentinas, que teve suas atividades interrompidas por cerca de 12 horas por conta de problemas no sistema de comunicação, a presidente Cristina Kirchner não teve nenhum problema e chegou ontem volta das 22h a Montevidéu. Entre a sua delegação estão o vice-ministro da Economia, Axel Kicillof; a ministra da Indústria, Débora Giorgi; e o embaixador da Argentina na Brasil, Luis María Kreckler. A equipe ajudará a presidente a negociar as questões de comércio com o Brasil em reunião bilateral que deve acontecer ainda hoje.

A reunião da cúpula que está agendada para esta tarde e deve reunir representantes dos países membros como Uruguai, Argentina, Brasil e Venezuela, e membros associados, como é o caso da Bolívia. Entretanto, um dos convidados mais esperados, que motivou inclusive a mudança na data do encontro, de 28 de junho para 12 de julho, o Paraguai não enviou delegação ao encontro.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir