Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 12-07-2013

Nokia lança Lumia 1020, com câmera de 41 megapixels
A câmera do Lumia 1020 impressiona, mas a escassez de aplicativos para o Windows Phone o torna menos atraente.
Nokia lança Lumia 1020, com câmera de 41 megapixels
Foto: www.ogirassol.com.br

Como já vinha sendo antecipado, a Nokia anunciou hoje seu novo smartphone de topo de linha, o Lumia 1020. Sua principal atração é a câmera de 41 megapixels, que promete elevar a qualidade das fotos a um patamar inédito num celular.

Uma primeira versão dessa câmera já havia sido usada no ano passado no Nokia 808 PureView. Mas esse smartphone gorducho com o sistema Symbian, que já estava sendo abandonado pela empresa, não fez sucesso. Diferentemente do 808, o Lumia 1020 é elegante, tem tamanho similar ao dos outros Lumias e roda Windows Phone 8.

A câmera do Lumia 1020 é inovadora em diversos aspectos, começando pelo sensor de 41 megapixels. Ele pode ser usado para produzir uma imagem de 38 megapixels. Mas esse tamanho não é prático para compartilhar em redes sociais e nem para armazenar no smartphone.

Um uso mais interessante é gerar uma foto de 5 megapixels de alta qualidade. A Nokia diz que a amostra com elevado número de pixels permite reduzir o nível de ruído em cenas escuras e obter uma imagem final rica em detalhes. Amostras de fotos disponíveis no site da empresa parecem confirmar isso.

A câmera tem lentes da marca alemã Carl Zeiss. São seis elementos ópticos (ou seja, seis lentes individuais) empilhados para formar uma objetiva com zoom 3x que chega até a faixa de grande-angular. Há um estabilizador óptico de imagem e um mecanismo de foco automático que também permite ajuste manual.

O Lumia 1020 tem dois flashes, um de LED para vídeo e outro de xenônio para fotos (arranjo também presente no Lumia 928). A câmera filma em resolução Full HD. E o smartphone vem com um novo aplicativo de foto feito para explorar seus recursos.

Relatos de pessoas que experimentaram o smartphone nos Estados Unidos dizem que a câmera é bastante ágil. A Nokia também criou um interessante acessório para o Lumia 1020, o Camera Grip, uma espécie de capinha que melhora a empunhadura ao fotografar e acrescenta uma bateria extra, um botão disparador e um engate para tripé.

Fora isso, o Lumia 1020 é um smartphone poderoso com tela de 4,5 polegadas e Windows Phone. E esse talvez seja seu maior problema. O sistema operacional da Microsoft é elegante e amigável. Mas faltam aplicativos para ele.

Muitos dos melhores títulos para iPhone e Android estão ausentes do Windows Phone, incluindo apps de enorme sucesso, como o Instagram. Tanto a Microsoft como a Nokia têm tentado remediar isso convencendo desenvolvedores a criar apps para o Windows Phone. Vine, Flipboard e Hipstamatic, por exemplo, estão a caminho.

A Nokia até criou um kit de desenvolvimento específico para o Lumia 1020, que permite explorar melhor os recursos da câmera. Ela diz que os desenvolvedores de apps como Hipstamatic, Path, Yelp e Foursquare já estão usando esse kit.

Até agora, porém, iniciativas como essa não foram suficientes para melhorar a situação da Nokia no mercado. A empresa finlandesa, que era a oitava no ranking mundial de fabricantes de smartphones no final de 2012, caiu para o décimo lugar no primeiro trimestre deste ano, segundo o Gartner Group.

Já o Windows Phone era o quarto sistema operacional móvel mais usado no primeiro trimestre, com 2,9% de participação no mercado. A única boa notícia para a Microsoft e seus parceiros é que esse número representa crescimento. No último trimestre de 2012, a participação do Windows era de apenas 1,9%.

Nos Estados Unidos, o Lumia 1020 começa a ser vendido no dia 26 deste mês pela operadora AT&T. A Nokia diz que ele vai chegar ao Brasil no quarto trimestre deste ano. Vai ser oferecido nas cores branco, preto e amarelo. O acessório Camera Grip também será vendido aqui. Mas a empresa não divulgou preços para o Brasil.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir