Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2013

Alunos de medicina do país farão prova para quem é de fora
Prova para médicos formados no exterior interessados em atuar no Brasil será feita por alunos que cursam o último ano de medicina no país em 2013.
Alunos de medicina do país farão prova para quem é de fora
Foto: novohamburgo.org

São Paulo - O Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, vai submeter um grupo de alunos brasileiros do último ano de medicina ao Revalida – exame obrigatório para médicos formados no exterior interessados em atuar no país. Os estudantes farão a prova junto com os estrangeiros ainda em 2013, a fim de identificar pontos da avaliação que possam ser aprimorados pelo Governo Federal para a edição do ano que vem.

De acordo com o Inep, a medida não está relacionada aos altos índices de reprovação, em torno de 90% que o exame tem registrado desde sua implantação, em 2011.

Por meio de sua assessoria, o Inep afirmou que se trata de um procedimento de rotina realizado com outras provas do Ministério da Educação – como o Enem e o Enade. Entretanto, eles não souberam precisar se o chamado "pré-teste" se tornará regular nem quais alunos ou instituições serão submetidos à avaliação.

O Revalida virou assunto após a presidente Dilma anunciar a intenção de importar médicos estrangeiros para suprir a carência de profissionais em diversas regiões do país. Associações da categoria exigiram que eles passassem pelo Revalida, o que não foi aceito pelo governo.A justificativa apontada foi de que, caso passassem na prova, o governo não teria respaldo legal para obrigar os médicos a se fixar por até três anos em áreas do interior.

Há um mês, o ministro da saúde Alexandre Padilha já havia informado que o Governo Federal pretendia usar estudantes brasileiros para calibrar o Revalida. No começo de julho, médicos realizaram atos públicos contra a entrada no país de profissionais formados no exterior.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir