Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2013

Helicóptero movido a força humana fica 1 minuto no ar e vence disputa
Pedaladas movem protótipo AeroVelo Atlas, que subiu a 3 metros de altura. Equipe de "helicóptero humano" venceu prêmio de US$ 250 mil.
Helicóptero movido a força humana fica 1 minuto no ar e vence disputa
Foto: g1.globo.com

Um helicóptero movido apenas com a força de pedaladas humanas foi capaz de voar a três metros de altura por mais de um minuto, o que garantiu que o protótipo, chamado de Aerovelo Atlas, vencesse uma disputa internacional mantida pela Sociedade Americana de Helicópteros.

O prêmio da competição, US$ 250 mil, foi oferecido para a equipe AeroVelo depois que o veículo foi controlado em um espaço pequeno por 64 segundos, afirma o site do grupo.

Criado em 1980, o concurso Igor I. Sikorsky recebe o nome de um dos pioneiros no ramo deste tipo de veículo. A competição ficou por cerca de 30 anos sem um vencedor, ressalta o site da Sociedade Americana de Helicópteros.

Testado há um mês

O "helicóptero humano" vitorioso foi testado há pouco mais de um mês, no dia 12 de junho, diz uma nota publicada pela equipe.

O AeroVelo Atlas começou a ser desenhado em janeiro de 2012. "Em 18 meses, essa equipe de apaixonados passou de um design preliminar para um resultado antes visto por muitos como impossível, vencendo um dos maiores desafios da aviação colocados no último século", ressalta uma nota publicada no site do projeto.

O projeto AeroVelo é vinculado à Universidade de Toronto, no Canadá, de onde vieram alguns dos criadores do helicóptero. Os autores do protótipo esperam que a Federação Aeronáutica Internacional (FAI, na sigla) reconheça o resultado como um recorde mundial.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir