Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2013

Presidente eleito do Paraguai rejeita volta ao Mercosul
Cartes afirmou que entrada da Venezuela n�o respeitou normas legais.
Presidente eleito do Paraguai rejeita volta ao Mercosul
Foto: www.horizontems.com.br

O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira reintegrar seu pa�s ao Mercosul, ap�s manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presid�ncia rotativa ao presidente Nicol�s Maduro n�o se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos s�cios fundadores.

"As caracter�sticas jur�dicas da entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, em julho de 2012, n�o respeitaram as normas legais", afirmou Cartes em um comunicado divulgado ap�s a c�pula do Mercosul em Montevid�u, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anula��o da medida imposta a Assun��o ap�s o impeachment rel�mpago do presidente Fernando Lugo.

Segundo Cartes, "o mero transcurso do tempo ou decis�es pol�ticas posteriores n�o restabelecem, por si s�, o imp�rio do direito. O direito internacional e nacional deve ser reconhecido, respeitado e cumprido tal como foi estabelecido".

Ao ser suspenso do Mercosul, o Congresso do Paraguai ainda n�o havia aprovado a entrada da Venezuela no bloco, e resistia � medida por raz�es pol�ticas.

O presidente eleito, que assumir� no dia 15 de agosto, ressaltou que "um fato fundamental da pol�tica internacional � a vig�ncia do direito internacional. A pol�tica n�o � for�a e nem arb�trio, e tamb�m n�o legitima qualquer fato ou procedimento que ignore o direito".

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir