Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-07-2013

“O pensamento é o ensaio da ação”, Freud.
Divulgar a arte não tarefa muito fácil, porém hoje todos que gostam, admiram e produzem têm muitas oportunidades para fazê-la com os espaços na internet e também em publicações dedicadas à cultura. Hoje as redes sociais cumprem um papel fundamental na div
“O pensamento é o ensaio da ação”, Freud.

O Twitter e o Facebook, que são as febres do momento, podem ser muito úteis, mas têm perfis diferentes. O Twitter permite uma observação mais curta e objetiva, enquanto que no Facebook existem recursos que podem ampliar a qualidade da divulgação, como a criação de galerias com imagens, fotos e grupos específicos.

Fora do mundo virtual, em meio a tantos mecanismos que, consideravelmente, tentam corresponder às expectativas daqueles que lutam arduamente pela manutenção da literatura, cinema, teatro, história e música, hoje contamos com periódicos impressos, como o "Artefato", para amparar e reparar esta lacuna existente no campo das publicações.

Creio que todas as ferramentas podem colaborar mutuamente para realizarem juntas uma divulgação mais ampla. Claro que financeiramente é muito mais atrativo publicar na internet, porém, algumas obras são mais admiradas quando são impressas em veículos dedicados exclusivamente à arte, educação e literatura.

É com imenso prazer que este artigo tem a finalidade de divulgar uma ideia que deu certo. De uma conversa informal em uma das redes sociais, fundamos o Suplemento Especial de Cultura do Jornal ES de Fato: Artefato! Um espaço para quem gosta de ler, escrever, criticar e acompanhar o desenvolvimento e crescimento de novos talentos. No caso, a ferramenta digital serviu, informalmente, para a criação de um veículo formal. Suas edições são aguardadas ansiosamente pelos leitores e colaboradores que contribuem com seus talentos a cada edição.

Temos publicações culturais respeitáveis em Cachoeiro de Itapemirim-ES e outras cidades, como as revistas da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), entidade que já é parceira do Artefato, e a revista bimensal Cachoeiro Cult, uma desbravadora nesta editoria. Todas elas rompem as barreiras do município e se propagam mundo afora como a internet. Há colaboradores internacionais na revista da ACL, bem como a Cachoeiro Cult abrange todo o estado.

Digamos que o Caderno Especial "Artefato" veio para somar com as demais publicações e também aliar às novas tecnologias para divulgar a arte. É um caderno especial repleto de pontos de vista e aberto a qualquer posicionamento dos autores ou leitores sobre seu conteúdo, que é concreto, mesmo sendo abstrato na sua concepção.

Insistimos em publicar impressos porque é importante ter um comportamento profissional na área da cultura, tanto ou mais que nas outras (política, economia, polícia) para uma valorização, em termos comerciais, que viabilizem sua periodicidade, uma vez que o ambiente virtual aparenta um perfil mais informal.

Mesmo correndo o risco de parecer tradicionalista, as publicações on line têm seu valor, mas o papel tem o seu charme. É menos frio. Consegue, como nenhuma outra mídia, segmentar o público com eficiência e, ao mesmo tempo, ser o livro, suplemento ou revista de cabeceira.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir