Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-07-2013

Sob protestos de islamitas, novo governo começa a trabalhar no Egito
Gabinete de 33 ministros assumiu provisoriamente no Cairo. Irmandade Muçulmana insiste na volta do deposto Morsi ao governo.
Sob protestos de islamitas, novo governo começa a trabalhar no Egito
Foto: g1.globo.com

Partidários do presidente deposto Mohamed Morsi convocaram grandes manifestações nesta quarta-feira (17) no Egito, num protesto contra a formação de um gabinete provisório que iniciou seu primeiro dia de trabalho.

O Exército, que há duas semanas depôs o primeiro presidente eleito livremente na história egípcia, acusou os partidários de Morsi de estimularem manifestações armadas perto de quartéis e de tentarem dar caráter religioso a uma disputa política.

Na terça-feira, tomaram posse 33 ministros interinos, a maioria tecnocratas e liberais.

Não há no gabinete nenhum representante das duas principais facções islâmicas que venceram cinco eleições consecutivas desde a rebelião que derrubou a ditadura de Hosni Mubarak em 2011.

"Será que (o gabinete) acredita em si mesmo? Alguém acredita?", escreveu Essam El Erian, dirigente da Irmandade, na sua página do Facebook.

"Como ele pode ter qualquer autoridade quando sabe que com uma palavra dos militares todos os seus membros podem ser mandados para casa com medo de serem presos?", questionou.

A posse aconteceu em um ornamentado salão oficial, horas depois de confrontos nas ruas entre partidários de Morsi e as forças de segurança. Com sete mortos e 260 feridos, esses foram os incidentes mais graves em uma semana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir