Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2013

Panamá acusa tripulação de navio norte-coreano de colocar segurança em risco
O Panamá acusou nesta quinta a tripulação do navio norte-coreano interceptado no porto caribenho de Colón de colocar em risco a segurança pública e de transporte ilegal de material de guerra, depois de descobrir um carregando de armas procedentes de Cuba.
Panamá acusa tripulação de navio norte-coreano de colocar segurança em risco
Foto: www.abola.pt

As acusações vieram poucas horas depois de a Coreia do Norte exigir ao Panamá que libere a embarcação o mais rápido possível.

Após o governo cubano confirmar a posse do material, a Coreia do Norte reforçou o argumento de Havana - de que o armamento obsoleto iria ser reparado e devolvido - e acrescentou que o envio fazia parte de um acordo legítimo, apesar do governo panamenho ter dito mais cedo que não foi avisado de tal carregamento.

Apesar do pedido de Pyongyang, o Panamá indica que não vai liberar a embarcação até que todo material e o navio sejam vistoriados pela ONU. A descoberta das armas constitui uma violação das sanções impostas ao regime norte-coreano pelas Nações Unidas, que proíbem o país de importar e exportar armas (só podendo comprar armas leves) após o último teste nuclear de 12 de fevereiro.

As alegações de Cuba e da Coreia do Norte esbarram na resolução da ONU adotada em 2009 sobre o embargo. Segundo o documento, as restrições se aplicam a "todas as armas e materiais relacionados, assim como transações financeiras ou treinamento técnico e assessoramento relacionado a provisão, manufatura e manutenção ou uso de tais armas, exceto armas pequenas e leves". A investigação deverá determinar se Cuba estava realmente enviando armas para reparo com posterior retorno ao país, ou se estava fornecendo equipamentos proibidos à Coreia do Norte.

O navio foi interceptado no último sábado pelas autoridades panamenhas por suspeitas de tráfico de drogas. Após mais de dois dias de inspeção, foram descobertas as armas escondidas entre os contêineres que continham açúcar mascavo.

Fonte: br.noticias.yahoo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir