Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2013

Polícia quer voltar a usar armas letais e gás em protestos no Rio
A Polícia Militar do Rio de Janeiro pretende voltar a usar gás lacrimogêneo e armas letais para controlar as manifestações.
Polícia quer voltar a usar armas letais e gás em protestos no Rio
Foto: midiacon.com.br

Para o comandante da PM, Erir da Costa Filho, o que foi pactuado com a secretaria de Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Anistia Internacional não deu certo. "Temos que mudar essa conduta. Estamos diante de algo que não sabemos, que não tem um líder e não temos com quem negociar", disse, afirmando que tem um vídeo onde mostra que os manifestantes jogam urina e cospem nos policiais. "Atrás da farda temos seres humanos. Para a polícia não tem direitos humanos?", questionou.

O secretário de segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que no Rio ainda não foi constatada nenhuma morte. "Vamos analisar todo inquérito que aconteceu, refazer o planejamento e ver o que e onde podemos melhorar. As ações são flexíveis", explicou Beltrame. Costa Filho disse que "essa é a polícia que temos". "Boa ou ruim é a polícia que vocês precisam, para dar segurança de qualquer jeito," afirmou o coronel.

O comandante do Estado Maior da Polícia, Alberto Pinheiro Neto, disse que a corporação ainda foi atacada com bolas de gude e pedras portuguesas. "Quando não se tem um líder, não se tem com quem negociar," lamentou Costa Filho. "Esse é um fator novo e que temos que aprender. Essa PM que está hoje nas ruas nao pegou a ditadura. Temos que negociar pelo computador."

A delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, negou que a coporação esteja trabalhando mal e que muitos dos crimes cometidos pelos manifestantes, como depredação ou incitação, nao são passíveis de prisão. "A formação de quadrilha é afiançável e quando chegamos com alguém preso já tem dez advogados na porta. Não faço milagres," justificou.

Chegada do Papa

?Sobre a chegada do papa Francisco, na próxima segunda-feira, para a Jornada Mundial da Juventude, Beltrame disse que o planejamento está montado. "Tem um protocolo, sabemos o que vai acontecer e as policiais estão preparados. Sobre a questão da manifestação o planejamento não vai ser rígido, vai depender dos estudos que fizermos nesses dias. Manifestações aproveitando esse evento, estamos atentos. A agenda está na órbita do governo federal com o Vaticano. E eles é que vão definir o planejamento para recebermos o Papa. Temos a possibilidade de manifestações e temos que tratar isso de forma diferenciada."

O coronel Erir das Costa Filho garantiu que a Jornada vai transcorrer em paz. "Nós tivemos uma Copa das Confederações e quem foi ao Maracanã nem soube o que acontecia na rua. Vamos ter um evento em paz."

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir