Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2013

A vida normal do papa Francisco no Vaticano
Quando chegou como cardeal para participar do conclave, Francisco se instalou na casa de Santa Marta e ainda vive nesta resid�ncia de paredes amarelas, situada ao sul da bas�lica de S�o Pedro.
A vida normal do papa Francisco no Vaticano
Foto: www.ultimoinstante.com.br

A negativa de Francisco de utilizar o prestigiado apartamento situado no terceiro andar do pal�cio pontif�cio, usado por todos os Papas desde o in�cio do s�culo XX, � apenas um dos s�mbolos da "vida normal" do pont�fice argentino desde sua chegada ao Vaticano.

Neste espa�o que parece um hotel, com um grande hall de entrada, refeit�rio e sal�es, Francisco se sente confort�vel: vive em uma su�te do segundo andar de 100 m2, sobriamente mobiliada, com tr�s ambientes.

O Papa passa a maior parte de seu tempo - desde que se levanta, entre as 04H30 e as 5h00 da manh�, at� a hora de ir dormir, por volta das 22h00 - neste espa�o, onde trabalha e recebe visitas informais.

"Muitas pessoas pediram a ele que ocupasse o apartamento, mas ele resiste com determina��o", afirma o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Um cardeal que conhece bem Jorge Bergoglio tem uma explica��o: "N�o � que o apartamento pontif�cio seja obscenamente luxuoso, ou que Francisco queira mostrar sua humildade. Simplesmente n�o quer se isolar", afirma.

O pr�prio Francisco explicou isso em uma carta enviada a um sacerdote argentino, Enrique "Quique" Rodr�guez.

"N�o quero viver no pal�cio apost�lico, s� vou ali para trabalhar e para as audi�ncias. A casa de Santa Marta � uma casa para bispos, padres e laicos. Ali vivo diante dos olhos de todos e levo uma vida normal, missa p�blica pela manh�, caf� do manh� com os demais no refeit�rio. Isso me faz bem e faz com que n�o me sinta isolado", escreveu Francisco.

Cerca de 60 pessoas vivem permanentemente em Santa Marta (cardeais, bispos e funcion�rios de alto escal�o do Vaticano) e outras 60 pessoas costumam estar de passagem.

Apesar da presen�a do Papa, a resid�ncia n�o est� fechada aos h�spedes, mas a vida di�ria se complicou desde a chegada de Francisco.

A gendarmaria e a Guarda Su��a precisaram se adaptar, com a supress�o de um estacionamento pr�ximo e a instala��o de barreiras de seguran�a nos arredores.

Formado nos jesu�tas, Francisco � um papa austero e en�rgico, que come�a o dia �s 05h00, com duas horas de ora��es e medita��o, at� ir �s 07h00 a sua missa di�ria, onde cumprimenta os convidados e os sacerdotes.

Ap�s o caf� da manh�, no sal�o geral, com os demais moradores da resid�ncia, o papa dedica duas horas a trabalhar em um discreto escrit�rio e l� os jornais. Depois vai de carro ao pal�cio apost�lico para as audi�ncias oficiais no luxuoso segundo andar.

Ali recebe bispos, delega��es, congrega��es, chefes de Estado e de governo at� as 13h00.

Quase nunca visita o terceiro andar do pal�cio, onde se localiza o apartamento papal, exceto aos domingos para o �ngelus, quando d� uma b�n��o � multid�o do mesmo balc�o utilizado por Bento XVI ou Jo�o Paulo II.

Entre as 13h00 e as 14h00, o papa volta a Santa Marta para almo�ar no sal�o geral, onde tem uma mesa reservada. �s vezes convida outras pessoas para acompanh�-lo e com alguns de seus convidados prefere se instalar em uma pequena sala pr�xima.

Depois, o papa de 76 anos faz uma pequena sesta e dedica a tarde ao trabalho: realiza reuni�es, l� documentos, fala pelo telefone (sempre com a sauda��o "Oi, � Bergoglio falando") e pede not�cias sobre o estado de sa�de de sua m�e.

O papa volta a dedicar, entre as 19h00 e as 20h00, uma hora a rezar, e depois janta na companhia de outros sacerdotes no mesmo refeit�rio. Finalmente se retira ao seu quarto por volta das 21h00 e dorme finalmente �s 22h30.

Em sua carta ao sacerdote Rodr�guez, Bergoglio escreveu: "Tento viver e agir como fazia quando estava em Buenos Aires. Se tentasse mudar, na minha idade, correria o risco de parecer rid�culo".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir