Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-07-2013

Justiça Russa liberta ativista opositor ao governo para concorrer a eleição
Alexei Navalny foi condenado a cinco anos de prisão por fraude. Em 2011, ele liderou protestos contra o presidente e se tornou o líder da oposição.
Justiça Russa liberta ativista opositor ao governo para concorrer a eleição
Foto: g1.globo.com

A Justiça Russa anunciou uma decisão inesperada: pôr em liberdade um dos principais opositores do presidente Vladimir Putin.

A decisão veio depois da pressão de uma onda de protestos pelo país.
Depois de ter sido condenado a cinco anos de prisão por fraude, Alexei Navalny ganhou o direito de aguardar em liberdade a decisão sobre o recurso da sentença.

O tribunal da cidade de Kirov entendeu que mantê-lo preso impediria que ele concorresse à eleição para prefeito de Moscou, em setembro.

Ao ser libertado, Navalny deu um abaraço emocionado na mulher e disse que a decisão é um fenômeno único para a justiça russa. Ele alega que sofre perseguição política do Kremelin.

O ativista já fez várias denúncias de corrupção no governo. Em 2011, ele liderou os maiores protestos contra Vlaldimir Putin e se tornou o líder da oposição. Além de se inscrever para a eleição de prefeito de Moscou, Navalny já manifestou o desejo de ser presidente.

Nessa quinta-feia (18), logo depois da condenação, uma onda de protestos se espalhou por algumas cidades russas. Mais de cem pessoas foram presas.

A União Europeia e os Estados Unidos criticaram o veredito.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir