Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-07-2013

Vídeo mostra guarda puxando cabelo de manifestante na Câmara de Natal
Imagens foram gravadas durante a desocupação da Casa nesta quinta. OAB classificou ação como "truculenta e gratuita".
Vídeo mostra guarda puxando cabelo de manifestante na Câmara de Natal
Foto: g1.globo.com

O G1 obteve um vídeo gravado na tarde desta quinta-feira no momento em que os manifestantes eram expulsos da Câmara Municipal de Natal pela guarda legislativa. As imagens mostram uma guarda municipal ambiental puxando uma jovem pelos cabelos e um guarda legislativo usando arma de choque contra os manifestantes. O vídeo foi gravado pelo advogado Daniel Pessoa, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, que estava na casa legislativa para tentar negociar a desocupação pacífica.

O estudante Tiago Aguiar, membro do comitê de comunicação do movimento #RevoltadoBusão também registrou imagens do momento em que a guarda legislativa agiu para retirar os manifestantes da casa. Ainda na noite desta quinta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nota de repúdio em que qualifica a ação como "truculenta e gratuita" e cobra punição para os responsáveis.

Na desocupação da Câmara Municipal de Natal um estudante foi preso. Após o conflito, o comandante da Guarda Legislativa, Gilson Paiva, informou que a desocupação foi "pacífica".

"A desocupação foi pacífica. Nossa ideia era dialogar, conversamos com o grupo por duas horas e meia, mas não houve acordo. Eles estavam fazendo apologia ao crime [sem especificar qual] e convocando outros manifestantes por redes sociais. Não houve agressão da nossa parte, mas quatro guardas nossos ficaram feridos e um carro da Guarda acabou danificado", relatou.

O ato

O ato da #RevoltadoBusão fez a Câmara Municipal suspender as audiências públicas para discussão sobre o projeto de lei do transporte público, que estavam previstas para a próxima semana de acordo com o calendário definido pelos vereadores. Em documento assinado pelo presidente da Casa, vereador Albert Dickson, a CMN se comprometeu a suspender o calendário com a condição que os manifestantes deixassem o prédio.

"Conforme ficou acordado com o grupo, a autoconvocação está suspensa. Só lamentamos a forma como aconteceu a saída", informou o assessor de comunicação da Câmara Municipal, João Ferreira.

A ampliação do prazo de discussão do projeto de lei do transporte público está entre as reivindicações do movimento #RevoltadoBusão, que ainda exige a redução da tarifa de ônibus para R$ 2 e a realização de uma auditoria externa e pública no Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn)."Reivindicamos causas justas e paupáveis, e só sairemos daqui quando formos atendidos", dizia a nota enviada pelo Comitê de Comunicação do movimento ao G1.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir