Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2013

Massa de ar polar chega ao RS no fim de semana e traz chance de neve
Frio se intensifica nesta sexta e madrugada de segunda ser� gelada. Temperaturas mais baixas do ano devem ser registradas nos pr�ximos dias.
Massa de ar polar chega ao RS no fim de semana e traz chance de neve
Foto: g1.globo.com

Depois de um in�cio de inverno at�pico, que intercalou temperaturas amenas com alguns dias at� de calor, o Rio Grande do Sul ter� um fim de semana gelado e com chance de neve na Serra e na Regi�o da Campanha. Uma massa de ar polar chega ao estado e derruba as temperaturas a partir desta sexta-feira (19). O frio mais intenso � esperado para a noite de domingo (21) e a madrugada de segunda-feira (22), quando a m�nima pode chegar a -5�C.

S�o Jos� dos Ausentes, Vacaria e Cambar� do Sul, que ficam na regi�o dos Campos de Cima da Serra, devem registrar as temperaturas mais baixas. Caxias do Sul, na Serra, e Bag�, na Campanha, tamb�m ter�o frio intenso nos pr�ximos dias, com chance de chuva congelada ou neve.

Depois da chuva forte registrada na quinta-feira (18), a temperatura come�ou a cair. Em Canela, na Serra, a neblina cobriu a cidade durante a tarde, escondendo a Catedral de Pedra, tradicional ponto tur�stico do munic�pio.

Nesta sexta, Bag�, na Regi�o da Campanha, deve ter m�nima pr�xima de 0�C. Em Santa Maria, na Regi�o Central, os term�metros devem oscilar entre 2�C e 12�C. No s�bado, a chuva retorna ao estado, e os term�metros permanecem baixos. E � justamente essa combina��o de umidade e frio intenso que favorecem a chance de neve e chuva congelada.

A possibilidade de o fen�meno ocorrer � mais forte nas regi�es da Serra e da Campanha.

"Para termos neve, � necess�ria uma combina��o de fatores. Primeirante, precisamos de temperaturas baixas, pr�ximas de 0�C. No domingo, por exemplo, a previs�o � de - 5�C em Vacaria. Outro fator primordial � umidade do ar muito alta e chuva, fraca ou forte. No Rio Grande do Sul, temos �reas de instabilidade neste per�odo", explica ao G1 a meteorologista Tatiane Martins.

Ao longo da pr�xima semana, cai a chance de neve, mas os campos devem ficar cobertos pela geada. Ao contr�rio da neve, para se formar, a geada necessita da condi��o de sol e tempo aberto.

Em 2012, o Rio Grande do Sul registrou neve em plena primavera. No dia 26 de setembro, o fen�meno foi relatado por moradores de tr�s cidades da regi�o: Bom Jesus, S�o Francisco de Paula e S�o Jos� dos Ausentes. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o �ltimo registro de neve no estado durante a primavera foi em 2000. No m�s de setembro, nevou em 2008, 2006 (duas vezes), 2005, 2003, 2001, al�m de 2000. Na ocasi�o, o Inmet confirmou que nevou apenas em Bom Jesus.

Confira a previs�o para os pr�ximos dias no Rio Grande do Sul

Sexta-feira (19)

Porto Alegre ter� sol entre nuvens e temperatura entre 6�C e 13�C. Em Caxias do Sul, na S

Serra, a m�nima fica em 4�C. Santa Maria pode ter 2�C e geada nas primeiras horas do dia.
S�bado (20)

A chuva retorna ao estado e se espalha por quase todas as regi�es. A temperatura permanecer� baixa, mas n�o suficiente para ocorr�ncia de fen�menos como neve. As m�nimas oscilam entre 3�C e 6�C. J� � tarde, a m�xima n�o passa dos 15�C.

Domingo (21)

H� chance de neve na Campanha e nos Campos de Cima da Serra. Uma massa de ar polar avan�a da Argentina, Uruguai e Paraguai na dire��o da Regi�o Sul, fortalecendo o frio que j� estar� sobre o Rio Grande do Sul na sexta-feira e s�bado. Os meteorologistas esperam m�nimas na casa de -5�C.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir