Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 20-07-2013

Poliana e Ana Marcela levam Brasil ao pódio com prata e bronze nos 5km
No primeiro dia do Mundial de Barcelona, maratonistas brasileiras conquistam feito inédito para o país ao garantirem duas medalhas em uma mesma prova.
Poliana e Ana Marcela levam Brasil ao pódio com prata e bronze nos 5km
Foto: www.ahebrasil.com.br

Com uma conquista inédita, o Brasil fez sua estreia com o pé direito no Mundial de esportes aquáticos de Barcelona. As maratonistas Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha garantiram pela primeira vez na história dois atletas do país em um mesmo pódio. Na prova mais curta da modalidade, os 5km, as brasileiras levaram as medalhas de prata e bronze. A americana Danita Anderson ficou com o ouro.

- É muito difícil mesmo fazer uma dobradinha em uma competição de alto nível como esta. Então, está todo mundo de parabéns. Isto prova que o Brasil está muito bem, que faz um trabalho sério nas maratonas, porque em uma competição difícil assim está todo mundo muito bem preparado - explicou Poliana, de 30 anos.

Logo na primeira prova do Mundial de Barcelona, Poliana e Ana Marcela mostraram que estão entre as melhores do mundo na maratona aquática. Poliana, que já havia sido bronze nos 5km em Roma 2009, assumiu a liderança da prova na metade do percurso, mas, nos metros finais, foi ultrapassada pela americana Danita Anderson. A emocionante chegada foi decidida na batida de mão na placa de chegada. A atual vice-campeã olímpica venceu a prova, com o tempo de 56m34s2. A brasileira ficou em segundo, com 56m34s4.

- Estou muito feliz, porque passei um ano muito complicado depois de não ter completado a prova nos Jogos Olímpicos de Londres. Fiquei preocupada também, porque passei mal há dois dias, com uma intoxicação alimentar. Tanto que estávamos avaliando se era melhor desistir desta prova para poupar para as outras, mas fui melhorando e decidimos enfrentar. Sinto que estou voltando a competir bem e me recuperando como atleta - disse Poliana.

Atual campeã mundial dos 25km, Ana Marcela Cunha não conseguiu acompanhar o ritmo das primeiras colocadas no início da prova e chegou na metade do percurso em 12º. A maratonista brasileira, no entanto, foi recuperando posições e, nos metros finais, assumiu a ponta do segundo pelotão para depois garantir sua presença no primeiro pódio da competição, com o tempo de 56m44s7. A baiana de 21 anos ainda disputa em Barcelona os percursos de 10km e 25km. Poliana também está inscrita nos 10km. Uma das duas atletas será escalada para o confronto por equipes.

- Era a prova mais difícil que eu tinha na competição. Imaginava que seria a minha pior colocação, porque não consigo imprimir um ritmo bom desde o início. Estou muito surpresa com a medalha. Quando vi a grega (Mariana Lymperta) crescendo do meu lado, aí é que bateu uma aflição maior, mas consegui e começar com uma medalhinha já foi muito bom. Em 2011, a primeira prova foi a de 10km, onde fiquei longe da vaga olímpica por uma posição, depois fui crescendo na competição e terminei com o ouro nos 25km. Se agora comecei com o bronze, espero que até a última prova venham outros resultados melhores - disse Ana.

Fonte: sportv.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir