Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2013

Ministra da Igualdade Racial garante que a pasta não está ameaçada
Após reunião com Dilma, Luiza Bairros diz que governo não trabalha com hipótese de acabar com o ministério.
Ministra da Igualdade Racial garante que a pasta não está ameaçada
Foto: www.expressomt.com.br

A ministra da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Luiza Bairros, afirmou, nesta sexta-feira (19), que o governo não trabalha com a possibilidade de extinguir o ministério, ou integrá-lo a uma outra pasta.

Segundo Luiza, a presidente Dilma Rousseff não cogita alterar a estrutura do ministério.

— Essa segurança e essa certeza nos foram dadas desde o início da gestão da presidenta Dilma e a nossa postura na Seppir é de considerar qualquer assunto em contrário como mera especulação.

Nesta quinta-feira (18), a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também afirmou que o governo não pretende reduzir o número de ministérios.

Após as manifestações populares que tomaram conta das principais cidades do País no mês passado, o governo começou a ser questionado por partidos da própria base sobre a quantidade de ministérios na estrutura do Executivo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a dizer ao jornal Folha de S. Paulo que haveria um consenso sobre o "exagero" de ministérios no governo e sugeriu uma redução de 39 para 25 pastas.

Ações afirmativas

A ministra Luiza Bairros garantiu a manutenção na estrutura da Seppir após uma reunião com a presidente Dilma e representantes de 19 segmentos do movimento negro do País.

De acordo com a ministra, o encontro estava sendo aguardado há muito tempo e foram discutidos cinco pontos considerados básicos pelo movimento para avançar no tema de igualdade racial no País.

Segundo Luiza, o Brasil precisa trabalhar pelo reconhecimento do racismo institucional, promover ações afirmativas para acesso de negros ao ensino superior e democratizar os meios de comunicação para assegurar a veiculação da pessoa negra como ser político.

Além disso, a ministra citou a discussão de políticas que levem em conta a situação da juventude negra no País e das cotas para negros em concurso público federal como pontos importantes para acabar com o racismo.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir