Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 20-07-2013

Um grande salto para a humanidade: primeiro passo na Lua completa 44 anos
H� exatos 44 anos, em 20 de julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong tornou realidade o sonho mais antigo das civiliza��es humanas quando se converteu no primeiro homem a caminhar na Lua.
Um grande salto para a humanidade: primeiro passo na Lua completa 44 anos
Foto: noticias.terra.com.br

Enquanto 500 milh�es de pessoas em torno do mundo esperavam ansiosamente aglomeradas junto a r�dios e telas de televis�o de imagem borrada, Armstrong desceu a escada do m�dulo sobre a superf�cie lunar.

"Este � um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade", recitou Armstrong com a voz levemente distorcida pela dist�ncia e pelos equipamentos de comunica��o, uma frase que ficaria gravada para sempre nos livros de hist�ria da Terra.

As multid�es ovacionaram o momento quando Armstrong foi alcan�ado por seu companheiro Buzz Aldrin, que descreveu a "magn�fica desola��o" da paisagem lunar, nunca antes testemunhada em primeiro plano vista da Terra. Apenas 12 terr�queos caminharam desde ent�o pela superf�cie da Lua, o solit�rio e misterioso sat�lite da Terra que alimentou nossos sonhos desde que os primeiros humanos caminharam sobre o planeta.

Em plena Guerra Fria, o programa Apollo foi usado para provar o dom�nio americano na corrida espacial. Colocar uma bandeira dos Estados Unidos na superf�cie da Lua em 1969 marcou pontos muitos importantes em rela��o � Uni�o Sovi�tica. O programa Apollo, que tornou poss�vel seis alunissagens bem sucedidas entre 1969 e 1972, come�ou oito anos antes, em 1961, quando o presidente John F. Kennedy lan�ou o desafio ao Congresso de levar o homem � Lua ainda naquela d�cada.

"Creio que esta na��o deve se comprometer em alcan�ar a meta, antes de terminar esta d�cada, de aterrissar o homem na Lua e traz�-lo de volta � Terra sem perigo", disse ent�o Kennedy. Foi a� que os EUA desenvolvem o programa Apollo, que transformou-se em uma arma bem sucedida na prova de dom�nio na corrida espacial que culminou com os passos do americano Neil Armstrong na lua durante a miss�o Apollo 11, em 1969.

A Uni�o Sovi�tica foi a primeira na��o a colocar um sat�lite em �rbita, em 1957, com o lan�amento do Sputnik e, em 1961, Yuri Gagarin se converteu no primeiro homem a viajar ao espa�o. A corrida espacial se converteu no s�mbolo da batalha da Guerra Fria pelo dom�nio entre ideologias enfrentadas e poderes mundiais polarizados.

Em 1970, meses depois das alunissagens, o dissidente sovi�tico Andrei Sakharov escreveu, em uma carta aberta ao Kremlin, que a capacidade dos Estados Unidos de colocar um homem na Lua provou a superioridade de uma democracia. Gra�as � crescente prosperidade dos Estados Unidos e seus �xitos cient�ficos e t�cnicos, o pa�s colocou rapidamente em marcha o programa Apollo.

Mas a conquista da Lua n�o foi o �nico resultado da corrida espacial. Muitos dos avan�os tecnol�gicos que desfrutamos hoje - como a comunica��o mundial instant�nea, via sat�lite e o uso de computadores pessoais - foram criados na �poca durante pesquisas de aprimoramento das miss�es espaciais.

Com informa��es da AFP.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir