Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2013

Neve chega e mínima fica abaixo de 0°C em São José dos Ausentes, RS
Fenômeno começou por volta das 4h desta segunda-feira (22). Meteorologia havia antecipado chance de neve para a região.
Neve chega e mínima fica abaixo de 0°C em São José dos Ausentes, RS
Foto: g1.globo.com

Confirmando as previsões da meteorologia, a neve chegou em São José dos Ausentes por volta das 4h desta segunda-feira (22), acompanhada de uma temperatura congelante de -0,3°C, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os flocos se acumularam em cima dos carros e seguiam caindo até as 5h.

A expectativa é de que o fenômeno persista durante as primeiras horas da manhã e depois se desloque em direção a Santa Catarina. Às 6h, o termômetro de rua da cidade já marcava -1°C.

A neve não foi intensa, mas chegou a se acumular nas roupas de moradores e visitantes e nos veículos estacionados nas ruas. Os flocos demoraram para derreter, o que descarta a possibilidade de ser chuva congelada. Nestas circunstâncias, o gelo cai e se transforma em estado líquido rapidamente.

Empolgado com a neve, o eletricista Max Nazário, de 34 anos, interrompeu uma sessão de filme com a mulher para ver o fenômeno do lado de fora, no termômetro da cidade. Ele diz que já viu neve diversas vezes e acredita que os flocos seguirão caindo durante o dia. "Eu estava vendo filme com a minha esposa quando olhei pela janela e percebi que estava nevando. Já vi várias vezes, eu gosto de admirar a neve. É uma coisa rara no nosso país", relata ao G1.

Neste domingo, o meteorologista Ronaldo Coutinho havia informado sobre as grandes chances de nevar durante a madrugada. "A primeira região que a neve vai atingir, segundo os prognósticos, é a de São José dos Ausentes e outros municípios da Serra Gaúcha. Ela deve chegar entre 2h e 4h da madrugada e persistir durante a manhã desta segunda-feira", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir