Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 22-07-2013

Imagens mostram como foi cirurgia em menina que engoliu prego no RS
Dominique passou por um procedimento de fibrobroncoscopia na capital. Objeto estava preso no canal respirat�rio, com a ponta para cima.
Imagens mostram como foi cirurgia em menina que engoliu prego no RS
Foto: g1.globo.com

Uma fam�lia de Erechim, na Regi�o Norte do Rio Grande do Sul, passou por um susto quando uma das filhas engoliu um prego. Com interven��o da Justi�a, a retirada do objeto foi feita no Hospital da Crian�a Santo Ant�nio, em Porto Alegre, na �ltima quarta-feira (17). Dominique passou por uma fibrobroncoscopia, procedimento em que o paciente � sedado e um tubo � colocado nas vias respirat�rias, como mostram as imagens obtidas com exclusividade pelo Teledomingo, da RBS TV (confira no v�deo ao lado).
O objeto ficou preso no canal respirat�rio, com a ponta para cima, por sorte. Com uma pin�a e uma micro-c�mera, os m�dicos chegaram at� o prego, o capturaram e o retiraram. A menina teve alta no mesmo dia.
"O procedimento � simples, e n�o houve intercorr�ncia. Se coloca um instrumento pela boca da crian�a e depois, com uma pin�a, se extrai o corpo estranho. O objeto tem que ser retirado assim que for diagnosticado, para que n�o ocorra uma piora no quadro cl�nico. A princ�pio, pelo tempo e pelo tipo de objeto, no caso dela as sequelas s�o m�nimas", explica o cirurgi�o tor�xico, Cristiano Feij� Andrade.
Segundo o Minist�rio da Sa�de, o engasgamento � um dos acidentes dom�sticos mais comuns envolvendo crian�as. "Eu fiquei com muito medo, porque ela j� veio meio roxinha. Tentamos colocar a m�o na boca para ver se tinha algo, e ela fechou a boca. A� demos tapinhas nas costas", conta o pai da menina, o motorista Ant�nio Miguel de Oliveira.

Tudo aconteceu quando a crian�a brincava com a irm� g�mea. Como a pequena Dominique continuou engasgada, o instinto dos pais foi ir para o hospital. Foram minutos de afli��o at� que um exame de raio-x mostrou o que ela tinha aspirado: um prego de 3 cent�metros. Entretanto, a remo��o s� poderia ser feita em um hospital da capital, onde n�o havia vaga.
"Eu estava preocupado que o prego perfurasse o pulm�o da menina. A� fui no Minist�rio P�blico e entrei com uma a��o", conta Oliveira. Foram mais tr�s dias de uma espera que parecia n�o acabar, at� a decis�o da Justi�a da transfer�ncia.
De volta pra casa, a �nica recomenda��o dos m�dicos para Dominique � em rela��o � alimenta��o, que agora deve ser um pouco mais l�quida. Ela j� est� liberada para brincar e levar uma vida normal para uma menina de 2 anos.
Entretanto, a aten��o foi redobrada com as g�meas. Objetos pequenos foram guardados em lugares altos, e pregos e parafusos n�o existem mais no local.
"� muita sorte. � como o m�dico disse, ela nasceu de novo", diz a m�e da menina, a dona de casa Marin�s Marizete Gnick.
Para n�o contar apenas a sorte, os pais precisam agir r�pido. Em casos de engasgamento, os minutos s�o preciosos para salvar a vida. A orienta��o � ligar para os bombeiros, no telefone 193 ou para a Samu, no 192. Entretanto, uma manobra simples deve ser feita em casa, enquanto aguarda o socorro.

"� preciso sempre posicionar de bru�os, segurar com as m�os a cabe�a da crian�a junto ao queixo, abrir um pouquinho a boca e na regi�o escapular dar pancadinhas leves, n�o muito fortes para n�o lesionar. Isso � f�cil de fazer e salva vidas", explica um bombeiro.
Depois do susto na casa da fam�lia Oliveira, o objeto virou amuleto. "O pote com o prego vai ser guardado para quando ela crescer a gente mostrar", diz o pai.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir