Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2013

CET começa a multar carro que invadir faixa de ônibus na Paulista
Motorista que não respeita sinalização comete infração leve. Nesta segunda, outras três faixas começam a funcionar na capital de SP.
CET começa a multar carro que invadir faixa de ônibus na Paulista
Foto: g1.globo.com

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começa a multar nesta segunda-feira (22) os motoristas que desrespeitarem as faixas exclusivas para ônibus montadas nas avenidas Paulista e Doutor Arnaldo. Outras três novas faixas começaram a funcionar nas zonas Norte, Oeste e Leste - nestas, o motorista que desrespeitar as faixas de ônibus também já poderão ser multados, segundo a CET. A operação "Dá Licença Para o Ônibus" pretende instalar 220 km de faixas para os coletivos até o fim do ano em vias da cidade.

Na etapa de adaptação, a CET não multou os motoristas que desrespeitaram as faixas exclusivas da Paulista e da Dr. Arnaldo. Agora, quem não obedecer a sinalização cometerá infração leve - R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As faixas das avenidas Paulista e Doutor Arnaldo começaram a funcionar no dia 10 deste mês. Na Paulista, ela funciona entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Augusta, nos dois sentidos, em um trecho de 2 km de extensão. Na Avenida Doutor Arnaldo, a nova faixa tem 710 metros e está implantada no sentido Centro, entre a Rua Galeno de Almeida e as proximidades da Rua Teodoro Sampaio. No sentido bairro, a faixa está entre as ruas Professor Ernest Marcus e Teodoro Sampaio.

A eficácia das faixas posicionadas à direita e sem recuo para os ônibus é questionada pelos motoristas. Porém, os profissionais ressaltam que é preciso aguardar o início da fiscalização e a volta às aulas para constatar qual será o verdadeiro impacto no tempo de viagem. Motoristas ouvidos pelo G1 apontaram que as novas têm buracos no asfalto e árvores sem poda.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse ter determinado que uma equipe ligada à Coordenação das Subprefeituras percorra as faixas de ônibus da cidade para identificar problemas que prejudiquem a circulação dos coletivos. Ele afirmou que irá priorizar investimentos no transporte público. Ele determinou até o final do ano a instalação de 220 km de faixas exclusivas para ônibus nas principais vias da cidade, para tentar melhorar a fluidez no trânsito dos coletivos. Segundo ele, o objetivo de aumentar a velocidade dos ônibus tem sido atingido.

Novas faixas

A Rua Zilda, na Zona Norte de São Paulo, ganha nesta segunda-feira um trecho de faixa no sentido Centro, entre a Rua Graciano Altiério e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, uma extensão de cerca de 100 metros. A faixa irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. De acordo com a CET, nove linhas de ônibus que transportam aproximadamente 75,3 mil passageiros em um dia útil circulam pela rua durante o pico da manhã.

A Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, recebe uma faixa exclusiva à direita no sentido Centro, entre a Rua Barão da Passagem e a Avenida Mercedes, cerca de 500 metros. A partir desse ponto, ela se junta a outro trecho de faixa já existente. Os ônibus poderão circular com exclusividade por todo esse percurso de segunda a sexta, das 6h às 9h. A SPTrans diz que 28 linhas de ônibus utilizam a rua, transportando em torno de 181,5 mil passageiros em um dia útil.

A Rua Ibitirama, na Vila Prudente, Zona Leste da capital, terá um trecho de 300 metros de faixa à direita, no sentido Centro, entre a Rua José dos Reis e a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Pela via circulam 25 linhas de ônibus com cerca de 162,5 mil passageiros em um dia útil.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir