Categoria Economia  Noticia Atualizada em 22-07-2013

Crédito para empresas recua 4,7% no semestre
A busca das empresas por crédito recuou 4,7% no primeiro semestre de 2013, comparativamente ao mesmo período do ano passado, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.
Crédito para empresas recua 4,7% no semestre
Foto: www.dci.com.br

Foi o segundo menor desempenho para um primeiro semestre de toda a série histórica do indicador, iniciada em 2007, tendo sido somente superior a queda de 6,7% na procura empresarial por crédito verificada no primeiro semestre de 2009, por conta do ambiente recessivo da economia brasileira naquela época.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a inflação elevada, as incertezas quanto à recuperação da atividade econômica doméstica e o processo de elevação das taxas de juros afetaram a demanda das empresas por crédito ao longo dos primeiros seis meses de 2013.

Análise por porte

O recuo da demanda das empresas por crédito, neste primeiro semestre de 2013, concentrou-se nas micro e pequenas empresas, que exibiram variação de -6,8% frente ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, a demanda por crédito das médias empresas exibiu avanço de 6,3% no acumulado de janeiro a junho de 2013 e, nas grandes empresas, a expansão da procura por crédito até junho deste ano totalizou 18,6% frente ao período de janeiro a junho de 2012.

Perante o ambiente externo ainda debilitado e dado o estreitamento do mercado de capitais, as médias e grandes empresas tenderam a buscar financiamento junto à rede bancária doméstica, aumentando suas buscas por crédito neste primeiro semestre de 2013.

Análise por setor

No período de janeiro a junho de 2013, todos os setores registram quedas em termos de demanda das empresas por crédito. A menor delas (-1,0%) se verificou nas empresas de serviços. Já nas empresas comerciais e industriais, os recuos foram mais expressivos: variações de -7,4% e de -6,2%, respectivamente, frente aos seis primeiros meses de 2012.

O aumento da inflação, impactando o poder de compra dos consumidores, afetou de forma adversa a atividade varejista neste primeiro semestre de 2013, ocasionando menor busca por crédito pelas empresas deste segmento, em comparação aos demais setores econômicos.

Análise por região

No acumulado de janeiro a junho de 2013, o maior recuo na procura das empresas por crédito se verificou na região Sul: variação de -7,2% frente ao mesmo período do ano passado. Nas regiões Nordeste e Sudeste, as quedas acumuladas neste primeiro semestre de 2013 foram de 4,6% e de 4,1%, respectivamente. Já as regiões Centro-Oeste e Norte exibiram as menores quedas acumuladas nas demandas de suas empresas por crédito ao longo dos primeiros seis meses de 2013: variações de -3,7% e de -3,2%, respectivamente.

Fonte: www.dci.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir