Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-07-2013

"É corriqueiro", diz Jarbas sobre manobra de ministro do TCU para adiar aposentadoria
Raimundo Carreiro "rejuvenesceu" dois anos para poder concorrer à presidência da Corte.

Foto: www.msnoticias.com.br

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou nesta segunda-feira (22) não acreditar que o Senado vai analisar a situação do ministro Raimundo Carreiro, do TCU (Tribunal de Contas da União). O jornal O Estado de S. Paulo revelou neste domingo (21) que Carreiro "rejuvenesceu" dois anos a fim de adiar sua aposentadoria do tribunal e poder ter condições de concorrer à presidência da Corte.

Apadrinhado do ex-presidente da Casa José Sarney (PMDB-AP), Carreiro deixou a Secretaria-Geral do Senado para assumir o cargo de ministro. Depois da posse, ele conseguiu na Justiça mudar sua data de nascimento de setembro de 1946 para setembro de 1948 e, assim, esticar em dois anos a permanência no TCU.

— Não vejo o Senado fazendo algo porque é corriqueiro se fazer essas coisas erradas.

Para Jarbas, a mudança é da "cultura inata" do Parlamento.

— O que choca mais é que é o principal órgão de controle de Contas do País e fica ruim para todos nós, não só para a classe política como para a administração pública geral.

Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), "corriqueiro que eu saiba não é, mas é estranho que isso aconteça".

— De certa forma, a pessoa está querendo trabalhar.

Simon lembrou que é autor de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que eleva de 70 anos para 75 anos a idade máxima para a aposentadoria compulsória de ministros do TCU e dos demais tribunais superiores.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir