Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-07-2013

Médicos do Paraná paralisam atendimentos eletivos nesta terça-feira
Em estado de greve desde a última semana, os médicos do Paraná decidiram paralisar o atendimento eletivo no sistema público, privado e suplementar a partir da 0h desta terça-feira (23).
Médicos do Paraná paralisam atendimentos eletivos nesta terça-feira
Foto: www.folhapaulistana.com.br

A decisão ocorreu durante assembleia realizada na noite dessa segunda-feira (22), e vai seguir o calendário de paralisações programado pelas entidades médicas nacionais. Assim, os profissionais de medicina do Estado. As informações são do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Segundo o conselheiro do CRM-PR em Maringá, José Carlos Amador, até por volta das 10h, ainda não havia definição sobre atos a serem realizados na Cidade Canção. "Estamos aguardando orientação de Curitiba para saber como vai ser, mas estamos em greve. No entanto, estamos pedindo para os profissionais paralisarem apenas os atendimentos eletivos, tanto particular como Sistema Único de Saúde (SUS), e não deixem de atender urgência e emergência", afirma. Na delegacia do CRM em Maringá, que abrange 29 municípios da região, há em torno de mil médicos cadastrados, mas não havia informações de quantos profissionais haviam aderido ao movimento.

As reivindicações da categoria são pela derrubada dos vetos à regulamentação das competências médicas (Lei do Ato Médico) e da Medida Provisória (MP) 621 (que institui o programa Mais Médicos) e por mais investimentos do governo na saúde (defendido pelo projeto Saúde +10), além de melhores condições de trabalho e criação de plano de carreira para os médicos do SUS.

Com a decisão da assembleia, além da greve nesta terça-feira, os médicos do Estado repetirão a paralisação nos próximos dias 30 e 31, conforme deliberação da Federação Nacional dos Médicos, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.

Nesta terça-feira, os médicos de Curitiba farão concentração na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), às 9h, para definir os representantes do comando de greve, bem como as ações de mobilização que farão. De acordo com a assessoria de imprensa do CRM, cerca de 400 médicos estavam reunidos na AMP.

No interior do Estado, os médicos também estão organizando suas formas de manifestação.

Ainda em estado de assembleia permanente, os médicos voltam a se reunir no próximo dia 29, para organizar os atos dos dias 30 e 31.

Fonte: maringa.odiario.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir