Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 23-07-2013

Supervisor manobra carro e escapa de ônibus que despencou de viaduto
"Tirei o carro de onde estava para colega nos ver", diz sobrevivente. Coletivo despencou do Viaduto Cury e matou um homem em Campinas.
Supervisor manobra carro e escapa de ônibus que despencou de viaduto
Foto: diariosp.com.br

O supervisor de segurança Sérgio Ricardo de Paula, de 40 anos, não tem dúvidas de que nasceu de novo na madrugada desta terça-feira (23), após escapar ileso do acidente com um ônibus articulado do transporte público de Campinas (SP), que despencou do Viaduto Miguel Vicente Cury, no Centro. O coletivo caiu em cima do carro em que ele estava junto com o vigilante Ismael José Ribeiro, de 45 anos, mas uma manobra minutos antes os ajudou.

"Momentos antes do acidente, tirei o carro de onde estava estacionado para outro colega nos ver mais fácil quando saísse do terminal. Eu havia estacionado atrás de uma pastelaria e, se estivesse lá, poderíamos ter morrido", conta o supervisor. O carro da empresa de Segurança Madri foi atingido na parte traseira, mas poderia ter ficado embaixo do coletivo se tivesse metros atrás.

Os dois ocupantes do carro conseguiram sair, mesmo com o carro avariado. Sérgio de Paula saiu pelo vidro e o colega, pela porta lateral, mesmo com dificuldade. "Deus nos deu este livramento", lembra Ribeiro.

O Acidente
Um ônibus articulado do transporte público de Campinas caiu do Viaduto Miguel Vicente Cury, no Centro de Campinas (SP), deixou um passageiro morto e outros 22 feridos no início da manhã desta terça-feira (23). Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o motorista do coletivo, que fazia a linha 1.17, não conseguiu fazer uma curva e perdeu o controle da direção. O atendimento foi feito pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na queda, de cerca de quatro metros de altura, o ônibus caiu sobre outro carro de uma empresa de segurança privada que estava estacionado. Um vigilante e um supervisor de segurança estavam no veículo, mas não tiveram ferimentos e passam bem. O veículo caiu na parte externa do viaduto. Do lado interno ficam o terminal central de ônibus e parte das bancas do camelódromo da cidade.

Passageiro arremessado
O passageiro que morreu era o porteiro José Antônio da Silva, de 45 anos. Ele foi arremessado para fora do coletivo e não resistiu aos ferimentos. "Eu tinha esperança de encontrar meu marido vivo", desabafou a esposa Kelly Cristina Fidêncio. O corpo foi removido pela Setec, autarquia responsável pelo serviço funerário municipal, e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas.

Os 22 passageiros feridos foram atendidos pelo Samu e levados para as unidades de pronto-atendimento São José e Centro, além dos hospitais Ouro Verde e Beneficência Portuguesa. O boletim médico das vítimas não havia sido divulgado até esta publicação.

O ônibus articulado fazia a linha 1.17 - DICs e Rótula, sentido Centro. Por volta das 5h40, passava pelo Viaduto Miguel Vicente Cury para acessar a Avenida Moraes Sales quando o motorista perdeu o controle da direção em uma curva, o coletivo derrapou, quebrou a proteção de concreto e caiu sobre um carro estacionado. O local do acidente é o mesmo onde um carro caiu na manhã de segunda-feira (22) durante uma perseguição policial.

As causas do acidente estão sendo investigadas. A assessoria de imprensa da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Transurc) informou que o ônibus envolvido no acidente transportava cerca de 40 pessoas e que era a primeira viagem do dia. O veículo tem capacidade para transportar 43 passageiros sentados. O coletivo passou por vistoria obrigatória no dia 4 de junho e por manutenção preventiva no dia 18 de julho, e que não apresentava problemas mecânicos, de acordo com a Transurc.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir