Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 24-07-2013

MEC vai lacrar com GPS todos os malotes de provas do Enem
Segundo o minist�rio, 63,34 mil malotes ser�o monitorados com tecnologia. Dispositivo registra hor�rio em que provas s�o guardadas e abertas.
MEC vai lacrar com GPS todos os malotes de provas do Enem
Foto: correiodoestado.com.br

O ministro da Educa��o, Aloizio Mercadante, anunciou nesta ter�a-feira (23) que todos os malotes de provas do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) 2013 receber�o lacres com GPS para aumentar a seguran�a do exame.

Ao todo, 63,34 mil malotes ser�o distribu�dos em 1.661 munic�pios do pa�s neste ano. No ano passado, somente 10 mil dos 50 mil malotes foram lacrados e controlados pelo governo. As provas foram aplicadas em 1.632 cidades em 2012.

A prova que ser� realizada em 26 e 27 de outubro ter� 7,173 milh�es de participantes. O n�mero de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5,971 milh�es de candidatos.

O Inep j� havia anunciado a inten��o de colocar lacre em todas as provas. Os dispositivos eletr�nicos registram o hor�rio em que as provas s�o lacradas nos malotes na gr�fica e, posteriormente, o hor�rio que eles ser�o abertos no local de aplica��o das provas.
Ano passado, o instrumento foi usado em 10 mil malotes, menos de um quarto do total. Na �poca, foi feito um contrato de R$ 3,7 milh�es para o fornecimento dos lacres. O Minist�rio da Educa��o informou que ainda n�o sabe o custo do equipamento para todos os malotes.

Segundo Mercadante, o objetivo � ter "total seguran�a" sobre o exame. "A vantagem � que tem total seguran�a, do momento em que o malote � aberto. Garante o sigilo. Esse ano em todos os malotes h� lacres e o coordenador local sabe o momento de abrir."

Reda��o
O governo informou que ampliou o n�mero de corretores de reda��o e que o rigor ser� maior. "� um dos exames mais transparentes do planeta. E o que fizemos para essa reda��o foi dar mais seguran�a ainda para o estudante."

Ele explicou que, al�m dos dois corretores que j� avaliavam a reda��o at� o ano passado, a partir deste ano haver� um terceiro corretor quando houve discrep�ncia e, caso ele n�o resolva, a reda��o ser� avaliada por uma banca de tr�s corretores.
O maior rigor na corre��o das reda��es j� havia sido divulgado pelo governo. Na edi��o do ano passado, foram registrados casos de deboches nos textos, como receita de miojo e hino do Palmeiras, al�m de erros em provas com nota m�xima.

Mercadante informou que um guia com informa��es aos estudantes ser� divulgado na segunda quinzena de agosto.

Vaga na universidade
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Sele��o Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame j� tinha sido adotado em sua totalidade por v�rias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edi��o substituir� os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.

O Enem tamb�m � usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benef�cios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclus�o do ensino m�dio. Tamb�m ser� usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Minist�rio da Educa��o, como o Ci�ncia sem Fronteiras.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir