Categoria Religião  Noticia Atualizada em 25-07-2013

Após andar 13 km, peregrino ficará a 1 km do Papa em Guaratiba
Público ficará no máximo a cerca de 150 m de altar do Campo da Fé. 33 telões de LED serão espalhados pelo terreno de 1,7 milhão de m².
Após andar 13 km, peregrino ficará a 1 km do Papa em Guaratiba
Foto: g1.globo.com

Além da capa de chuva e de roupas e calçados confortáveis outra dica para o peregrino levar para o Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, é binóculo. Isto porque a área montada para Jornada Mundial da Juventude é enorme (1,7 milhão de m²) e o público ficará a uma distância de no mínimo 150 metros a até mais de 1 quilômetro do altar onde estará o Papa Francisco. No local serão realizadas a vigília, no próximo sábado (27), e a missa, no domingo (28), da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco.

Para chegar até lá, é preciso caminhar 13 km.

A chuva de quarta-feira (25), formou um lamaçal em algumas áreas do Campo da Fé, e bombas de drenagem foram acionadas para melhorar a situação do solo.

O terreno foi dividido em 22 lotes com infra-estrutura e ilhas de serviço independentes. Os mais distantes ficam a 1,4 km de distância do altar, segundo Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory, empresa responsável pela produção e montagem do Campo da Fé.


Para se ter uma ideia da dimensão do espaço, a área de cada lote corresponde a sete campos do Maracanã. A área em frente ao palco será exclusiva para autoridades, convidados e pessoas com deficiência previamente credenciadas. "O raio de 120 metros foi doi definido pela segurança do Papa", explica Magalhães. Além de grades, uma rua também irá separar o "setor vip" do público.

A "área vip" também será a única do Campus Fidei com cadeiras e chão coberto por pedra e brita. Os demais lotes serão apenas de terra que ainda está sendo prensada pelas máquinas.

O plano antilama inclui ainda o uso de bombas de sucção de água, além de um sistema de drenagem com bolsões de escoamento da água.

Segundo os organizadores da Jornada, todos os peregrinos, inclusive os que estiverem nos mais distantes, poderão acompanhar tudo o que acontecer no palco pelos 33 telões de LED que serão espalhados pelos lotes.

Cada lote terá grades de proteção em seu entorno e pelo menos uma ilha de serviço, com venda de bebidas e alimentos, além de torres de vigilância, banheiros químicos e bebedouros com água potável.


Caminhada será toda feita no asfalto

Apesar de longo, o percurso de 13 km até a chegada ao Campo da Fé é todo asfaltado e praticamente plano. A maior parte da caminhada se dará pelas pistas da Avenida das Américas, que será fechada para o trânsito de veículos.

Ao logo do caminho, serão instalados pontos de hidratação a cada dois quilômetros, segundo a organização. A reta final do percurso inclui a passagem pela Estrada da Matriz, onde se já que serão diversos pontos de entrada para o Campus Fidei.

De maneira geral, a paisagem se resume a estrada no horizonte, ladeada por mato e mangue, com passagens por estações do sistema do BRT Transoeste.

Os peregrinos só encontrarão terra nos diversos acessos ao Campus Fidei. Os portões de acesso ficam a cerca de 1,5 km de distância do palco. De qualquer forma, é importante que o peregrino vá com roupas e calçados confortáveis, e que a mochila não esteja muito pesada.

O que levar e não levar

Como o terreno está úmido e há risco de chuva, os organizadores recomendam ainda que o público leve plástico para colocar em baixo dos colchonetes e sacos de dormir.

Mesmo com um inverno não muito rigoroso, a organização sugere que os fiéis levem agasalhos. Nesta terça-feira, funcionários que trabalhavam no local eram vistos com gorros em razão do vento e da garoa. Uma muda de roupa extra também pode ser útil. Outra dica importante é levar protetor solar, óculos de sol e chapéu. Lenços umedecidos e álcool em gel também podem ser levados e facilitam na higiene das mãos.

Quem fez a inscrição receberá cinco refeições correspondentes a sábado (27) e domingo (28). Quem não fez inscrição para o pacote com refeição, poderá comprar lanches industrializados dentro do local do evento. Mas por questões de segurança alimentar, não serão comercializadas comidas quentes ou preparadas na hora. Somente snacks, biscoitos e produtos industrializados.

Barracas estão proibidas. De acordo com a organização, elas ocupam espaço e impedirão a visibilidade do palco. Outros objetos que não serão permitidos são: garfo e faca de metal, tesoura (objetos cortantes em geral) e garrafa de vidro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir