Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2013

Snowden permanece em trânsito por tempo indeterminado
Serviço de Imigração da Rússia não atende a pedido de asilo temporário do ex-agente americano.
Snowden permanece em trânsito por tempo indeterminado
Foto: AFP

O estado de "viajante em trânsito" do ex-agente de inteligência americano Edward Snowden está sendo prolongado por tempo indeterminado. O pedido de asilo temporário na Rússia, feito pelo advogado dele, Anatoly Kucherena, ao Serviço Federal de Imigração foi negado, e Snowden permanece na área de trânsito do Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou. Kucherena afirmou que se a Imigração russa continuar a recusar o asilo a Snowden, seu cliente vai apelar nos tribunais. Enquanto isso, segundo o advogado, o refugiado americano está aprendendo o idioma russo e pensando em procurar emprego.

Na quarta-feira, 24, expirou o prazo mínimo estabelecido para a consideração do pedido de asilo feito por Edward Snowden: cinco dias mais um fim de semana. Mesmo na ausência de uma decisão da Imigração, na quarta-feira ele poderia ter recebido um comprovativo que lhe permitisse sair da área de trânsito do aeroporto, onde o fugitivo já vive por mais de um mês. Mais de uma centena de jornalistas esperavam que o americano aparecesse na saída do aeroporto. À tarde houve rumores de que Snowden estaria passando pelo controle de passaporte, e que a Imigração já teria emitido o documento. Por volta das 17h30min, porém, apenas o advogado Kucherena apareceu para falar com os jornalistas.

"O pedido continua na Imigração", afirmou o advogado. "O Serviço tem o direito de avaliar esta questão substancialmente durante três meses. Tal situação surgiu na Rússia pela primeira vez, e, obviamente, leva tempo. Enquanto o pedido é considerado, ele recebe um comprovativo dizendo que seus documentos foram aceitos. E ele pode ser emitido em qualquer momento." Entre outros planos, ainda segundo o advogado, Snowden quer encontrar trabalho na Rússia e "organizar a sua vida de alguma forma".

Fonte: www.diariodarussia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir