Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-07-2013

Fundador do Wikileaks lança partido para disputar eleições na Austrália
Julian Assange concorrerá ao Senado australiano pelo Partido Wikileaks. Partido australiano tem outros seis candidatos.
Fundador do Wikileaks lança partido para disputar eleições na Austrália
Foto: AFP

O partido é australiano, mas Julian Assange fez o lançamento na Inglaterra, em uma videoconferência pela internet. Ele está refugiado há mais de um ano na Embaixada do Equador, em Londres, para tentar evitar a extradição para a Suécia, onde responde por um suposto estupro.

Assange irá concorrer a um lugar no Senado australiano pelo Partido Wikileaks. Se for eleito, outro integrante do partido poderá ocupar a cadeira. O Wikileaks tem outros seis candidatos ao Senado.

No discurso, Assange disse que a principal plataforma do partido é a transparência. Ele ficou conhecido mundialmente ao divulgar pela internet milhares de documentos secretos do governo americano.

Nos Estados Unidos, o vazamento de documentos secretos continua no centro do debate político. A Câmara de Deputados mostrou que está profundamente dividida por causa da denúncia do esquema de vigilância de telefonemas e e-mails feita por Edward Snowden, ex-técnico da CIA.

Os deputados votaram na quarta-feira (24) uma emenda que bloquearia os recursos do programa de espionagem da NSA, Agência Nacional de Segurança. Para manter o programa revelado por Snowden, o governo do presidente Barack Obama teve que fazer um lobby agressivo horas antes da votação. Ele venceu. O programa foi mantido, mas por uma margem de apenas 12 votos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir