Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 26-07-2013

Bióloga Rosalind Franklin é homenageada pelo Google
No doodle do dia, o maior site de buscas do mundo emprega em sua página principal em forma de doodle a técnica chamada de difração dos raios-x, homenagem essa a Rosalind Franklin.
Bióloga Rosalind Franklin é homenageada pelo Google
Foto: noticias.portalbraganca.com.br

A homenagem do doodle desta quinta-feira, 25 de julho, vai à bióloga Rosalind Franklin. O Google presta nesta quinta-feira, uma singela homenagem a inglesa que nasceu no dia 25 de julho de 1920 e veio a se tornar um dos maiores nomes da história em sua área profissional, sendo ela, a pioneira na biologia molecular, tendo como grande feito a descoberta da forma do DNA.

No doodle do dia, o maior site de buscas do mundo emprega em sua página principal em forma de doodle a técnica chamada de difração dos raios-x. Mas voltando a homenageada; Rosalind Franklin trabalhou entre os anos de 1947 a 1950 em Paris, no Laboratoire Central das Services Chimiques de L’Etat, onde deu início as pesquisas com a difração dos raios-X.

Já em 1951, Rosalind veio a se juntar com a equipe de outro laboratório, agora no Reino Unido, o King’s College Medical Research Council, onde se tornou a principal responsável pela descoberta da dupla estrutura.

Mas Rosalind Franklin infelizmente veio a falecer muito jovem, com apenas 37 anos, vítima de câncer nos ovários e assim acabou não recebendo os méritos pelo reconhecimento; entretanto em seu lugar, James Dewey e Francis Crick, viram que a descoberta de Rosalind tratava-se de uma dupla hélice e a publicaram na revista Nature no ano de 1953, sem ao menos citar o nome de Rosalind, sendo que nove anos depois, em 1962, a dupla recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina.

Somente em 2000 que o mundo soube quem foi realmente que descobriu a dupla estrutura, quando o próprio Watson revelou o assunto polêmico e admitiu que a cientista havia tido um papel fundamental na descoberta. De acordo com Watson, o único erro de Rosalind foi não saber interpretar os dados a ela revelado.

Fonte: www.oficinadanet.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir