Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Pai de Snowden diz que FBI tentou convencê-lo a visitar filho em Moscovo
O pai de Edward Snowden, delator do monitoramento de dados telefónicos e de internet feito pelos Estados Unidos, disse na noite de terça-feira que agentes do FBI tentaram convencê-lo a viajar à Rússia para visitar o filho.
Pai de Snowden diz que FBI tentou convencê-lo a visitar filho em Moscovo
Foto: AFP

Snowden está na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, desde 23 de junho. Acusado por Washington de crimes de espionagem e roubo de documentos confidenciais, o delator recebeu asilo de países latino-americanos, mas pediu ao Kremlin para ficar temporariamente na Rússia.

Em entrevista ao canal Russia 24 e ao jornal americano "Washington Post", Lonnie Snowden disse que o FBI fez a sugestão há algumas semanas, durante uma visita de agentes à sua casa, em Allentown, no Estado da Pensilvânia.

Os agentes federais pediram informações sobre os e-mails que os dois trocavam, o que foi recusado pelo pai do delator, e sugeriram a viagem. Em contrapartida, Lonnie pediu mais detalhes sobre as intenções do FBI em autorizar a visita, que não foram reveladas.

"Eu disse: "Eu gostaria de poder falar com o meu filho. Poderemos nos comunicar?". E eles disseram: "Bem, não temos certeza". Daí eu falei:
"Esperem um minuto, amigos, eu não vou pegar um avião para ser uma ferramenta emocional para vocês".

Para Lonnie, a melhor alternativa para Snowden é que seu filho fique na Rússia, por considerar que o delator não terá um julgamento justo nos Estados Unidos. "Se ele voltar aos Estados Unidos, ele vai ser tratado de uma forma horrível. Vai ser jogado em um buraco e não vai poder falar".

"Se eu fosse ele, ficaria na Rússia. Eu ficaria agradecido pelas ofertas de Venezuela, Equador e Bolívia, mas vimos o que aconteceu com o avião de Evo Morales", disse, em referência ao bloqueio feito por países europeus ao avião do presidente boliviano.

Na entrevista, ele descreveu seu filho como "um verdadeiro patriota que fez com que a América se tornasse um país mais democrático". No entanto, disse não saber os motivos que levaram seu filho a revelar os dados do governo americano e desconhecer que ele divulgaria os dados.

"Eu fiquei surpreso como o resto dos Estados Unidos, fiquei atordoado. Como pai, esperava que ele tivesse uma vida tranquila no Havaí, recebendo seu belo salário, morando com sua bela namorada e aproveitando o paraíso. Mas, como cidadão americano, me sinto absolutamente agradecido pelo que ele fez".

Ele agradeceu o presidente russo, Vladimir Putin, por manter a segurança de seu filho, mesmo dizendo que não pretendem prejudicar a relação entre Moscovo e Washington. O Kremlin ainda não decidiu sobre o asilo temporário de Snowden e não deu prazo para um veredicto.

Fonte: www.portalangop.co.ao
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir