Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Cientistas chineses recriam dentes a partir do uso de urina humana
Dente recriado por pesquisadores � menos r�gido que o dente humano natural.
Cientistas chineses recriam dentes a partir do uso de urina humana
Foto: www.correio24horas.com.br

Um grupo de cientistas da China encontrou uma solu��o inusitada para a reconstru��o de dentes. Atrav�s do uso de urina humana, os chineses conseguiram criar dentes rudimentares.

O resultado do estudo, que teve publica��o cient�fica no Cell Regeneration Journal, provou que a urina, fonte de c�lulas-tronco, consegue se transformar em pequenas estruturas que se assemelham aos dentes humanos.

A �nica diferen�a, de acordo com os pesquisadores, � que o dente "artificial" � menos r�gido que o dente humano natural. Os chineses declararam ainda que esperam que a t�cnica possa ser adotada e desenvolvida para que as pessoas que precisam possam ser contempladas com a reposi��o de dentes perdidos.

Se o estudo � um sucesso para os chineses, por outro lado, outros estudiosos discordam do m�todo nada convencional. "Esta (a urina) � provavelmente uma das piores fontes, pois existem muito poucas c�lulas desde o in�cio (do processo) e a efici�ncia de transform�-las em c�lulas-tronco � muito baixa", disse Chris Mason, professor da University College of London.

Para Mason, o estudo � incompleto. "O grande desafio aqui � que o dente tenha polpa com nervos e vasos sangu�neos que temos que ter certeza que se integrariam para se transformarem num dente permanente", explicou.

Os chineses rebateram. "A estrutura parecida com o dente continha polpa dental, dentina, espa�o de esmalte (�rea vazia do dente que possivelmente poderia ser ocupada pelo esmalte) e �rg�o de esmalte (estrutura que precede o surgimento do esmalte no dente)", explicaram, alertando que o estudo pode ser o "sonho final de total regenera��o do dente humano para terapia cl�nica".

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir