Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Aos 89 anos, Mugabe diz que cumprirá mandato até o fim se vencer eleições
"Vou cumprir meus cinco anos de mandato. Não vou enganar ao meu povo se votarem por mim", disse Mugabe ao votar no subúrbio de Highfield, no sul da capital Harare, acompanhado por sua esposa, Grace, e seus filhos.
Aos 89 anos, Mugabe diz que cumprirá mandato até o fim se vencer eleições
Foto: AFP

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, de 89 anos, afirmou nesta quarta-feira que se vencer as eleições presidenciais que estão sendo realizadas nesta quarta-feira cumprirá seu mandato até o final e não cederá o poder a outro dirigente de seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).

Aproximadamente 6,4 milhões de cidadãos foram convocados hoje às urnas para votar nas eleições presidenciais, legislativas e municipais. Mugabe já está há 33 anos no poder.

O presidente, que enfrenta pela terceira vez o primeiro-ministro do governo de união nacional, Morgan Tsvangirai, líder do Movimento por Mudança Democrática (MDC), prometeu ontem que iria se aposentar se perdesse as eleições.

Já Tsvangirai votou no bairro de Mount Pleasant, no norte de Harare, e disse estar vivendo um momento "muito emotivo após todo o conflito, a estagnação, a desconfiança e a hostilidade".

Esta é a primeira votação realizada no país após as violentas eleições de 2008, que terminaram com a morte de cerca de 200 partidários de Tsvangirai.

"Finalmente o Zimbábue será capaz de seguir adiante outra vez", disse o líder do MDC.

Apesar do frio da manhã, os eleitores começaram a fazer fila nas zonas eleitorais muito antes da abertura da votação, segundo constatou a Agência Efe.

Tawanda, um estudante de contabilidade do subúrbio de Warren Park, disse que votou para "ter um futuro".

"Quero poder terminar meu curso e conseguir um trabalho", afirmou.

A crise econômica que o Zimbábue atravessa, causada em parte pela polêmica reforma criada por Mugabe para expropriar terras e empresas dos brancos, deixou uma taxa de desemprego no país próxima de 80%.

Antes das eleições, Mugabe foi acusado de manipular o censo eleitoral para impedir seguidores do MDC de votarem. Hoje, houve relatos de eleitores que não conseguiram votar.

Cerca de 70 pessoas não conseguiram exercer seu direito em Nketa, na província de Matabeleland, no sul do país, pois seus nomes tinham desaparecido do censo eleitoral, segundo denunciou a Associação de Direitos Humanos do Zimbábue.

A porta-voz da polícia Charity Charamba, no entanto, disse à rádio estatal que a jornada estava transcorrendo com tranquilidade nas dez províncias do país.

Apesar disso, Charity informou que dez funcionários da MDC foram presos no subúrbio de Buduriro, em Harare, suspeitos de terem roubado uma cópia do censo eleitoral.

Já o chefe da missão de observadores da União Africana (UA), o presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, afirmou que no momento não há motivos para se preocupar com o processo eleitoral.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir