Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Bradley Manning pode pegar mais de cem anos de prisão
Bradley Manning é considerado culpado na maioria das acusações por ter vazado documentos secretos do governo americano.
Bradley Manning pode pegar mais de cem anos de prisão
Foto: AFP

O soldado que vazou milhares de documentos secretos do governo americano foi considerado culpado na maioria das acusações, mas escapou da denúncia de ajuda ao inimigo. Ainda assim, ele pode pegar mais de cem anos de prisão.

A decisão da Justiça Militar foi criticada por entidades que defendem a liberdade de expressão. A organização "Veteranos pela paz" levou cartazes de apoio ao réu. Para um militar reformado, Bradley Manning é um herói por revelar crimes de guerra.

O fundador do site Wikileaks, Julian Assange, divulgou uma nota dizendo que esta é a primeira vez que um denunciante é condenado por espionagem, e que trata-se de um precedente perigoso e um exemplo de extremismo da segurança nacional americana.

A ONG "Repórteres sem fronteiras" também classificou o veredito como perigoso. Para a organização, as condenações ameaçam o futuro do jornalismo investigativo e vão contra o direito do público de ter acesso às informações.

Bradley Manning foi absolvido da acusação mais grave: a de ajuda ao inimigo, mas foi condenado por outras 19 acusações, entre elas espionagem e roubo de informações sigilosas.

A pena será decidida por uma juíza militar na próxima semana. Manning pode pegar mais de cem anos de cadeia.

O ex- analista da inteligência das Forças Armadas no Iraque foi preso em maio de 2010. Ele entregou mais de 700 mil documentos e vídeos secretos do governo americano para o site Wikileaks.

Um vídeo de 2007, gravado no Iraque, mostra civis desarmados sendo vítimas de disparos de soldados americanos a bordo de um helicóptero. Onze pessoas morreram, incluindo dois jornalistas da agência de notícias Reuters.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir