Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Thiago Pereira faz 4º melhor tempo nos 200m medley e se garante na final
Nadador marca 1m57s52, terminando primeira série da prova em segundo lugar. Chiereghini, nos 100m livre, e Etiene, nos 50m costas, vão à decisão
Thiago Pereira faz 4º melhor tempo nos 200m medley e se garante na final
Foto: sportv.globo.com

O Brasil teve cinco atletas disputando as semifinais em quatro provas diferentes no Mundial de esportes aquáticos de Barcelona, na Espanha, nesta quarta-feira, além das finais de Leonardo de Deus e João Gomes Júnior, que não conseguiram medalhas. Dos cinco competidores, três se garantiram em suas decisões: Thiago Pereira, nos 200m medley, sua principal prova e a única em que ainda busca medalha; Marcelo Chiereghini, nos 100m livre, e Etiene Medeiros, nos 50m costas.

Na primeira série de semifinal dos 200m medley, Thiago Pereira teve uma boa saída, começou forte no nado borboleta e fez a primeira virada na terceira colocação. No estilo costas, o brasileiro conseguiu tomar a ponta e virou em primeiro lugar. No peito, o atleta manteve a primeira posição, entrando no estilo livre com sobra na série. No final, o japonês Kozuki Hagino conseguiu aumentar seu ritmo e ultrapassar Thiago Pereira, que parece ter diminuído a batida ao ver que estava garantido. O japonês marcou 1m57s38. O brasileiro ficou em segundo, com 1m57s52, e em quarto no geral, garantindo a vaga na final.

- Foi bom. Me senti bem. Foi muito bem nadada a prova e já foi um teste para a final. Não queimei tudo o que tinha para queimar. Ainda tem um pouquinho guardado. Mas nadei firme, nadei forte. Não tem como nadar para 1m57s sem forçar também. Mas me deu uma confiança muito maior, me senti muito bem. Ainda tenho muito o que dar nessa prova. Pretendo sair do jeito que eu normalmente eu saio, que é passando mal. Espero mal conseguir andar depois - disse Thiago Pereira.

Henrique Rodrigues, que havia sido o sexto pela manhã, também disputou os 200m medley masculino, mas na segunda bateria. Até os 150m, ele demonstrava desempenho superior à série que fez antes. No final, acabou ficando em quinto, com 1m59s47, terminando em 12º no geral, fora da decisão. O primeiro colocado da série e geral foi o americano Ryan Lochte, com 1m57s07.

Chierighini e Etiene Medeiros vão às finais; Joanna Maranhão tem desempenho ruim

Marcelo Chierighini, do Brasil, que tinha nadado muito bem e marcado 49s08 na classificação dos 100m livre, ficou em segundo na semifinal. Ele teve uma largada forte, perdeu posições, mas virou de forma eficiente e conseguiu passar alguns rivais, voltando à briga e ficando atrás apenas do americano James Feigen, com 48s07. A marca de Chierighini foi 48s11, a terceira melhor da prova, já que Nathan Adrian, dos Estados Unidos, fez 47s95, na primeira série.

- Achei excelente. Fiz o que eu queria fazer mesmo. De manhã, não entrei com aquela agressividade que geralmente entro. Eu passei bem pelos 50m, mas, na hora de voltar, faltou aquela agressividade para finalizar bem a prova - contou Chierighini.

Etiene Medeiros, que fez 28s16 no qualificatório, disputou os 50m costa para mulheres. E a brasileira não decepcionou. Assim como Chierighini, ela teve boa saída, subiu bem e liderou por alguns segundos, até que quase encostou na raia no fim, mas ficou com o terceiro tempo da série e quinto da bateria: 27s89.

- Meu objetivo era ganhar a série, mas não deu. No finalzinho, errei. Mas estou muito feliz. Estou nadando feliz. Quando você nada feliz, tudo sai. Agora é focar nesse errinho e tentar chegar entre as primeiras - disse Etiene Medeiros.

Joanna Maranhão até conseguiu boa largada na semifinal dos 200m borboleta feminino, mas perdeu força aos poucos, ficou na oitava colocação, melhorando um pouco o tempo que havia feito pela manhã na primeira virada. Na segunda virada, ela caiu ainda mais, ficando bastante atrás das outras adversárias, enquanto a americana Camille Adams, a búlgara Hosszu e a chinesa Liu ficaram com a dianteira.

A brasileira ficou em oitavo e demonstrou bastante instatisfação com o resultado e o seu tempo de 2m14s07. Ela terminou a prova praticamente sozinha, enquanto as rivais já tinham batido.

- Eu estava tranquila, mas, quando virei os 100m, não consegui mais nadar. Senti um cansaço muito grande e fiquei. Paciência. Sinceramente, não sei o que foi - lamentou.

Fonte: sportv.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir