Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 01-08-2013

NASA observa eclipse fora do Sistema Solar
observa��es de raios-X detectaram um planeta fora do Sistema Solar enquanto passava na frente de seu Sol.
NASA observa eclipse fora do Sistema Solar
Foto: exame.abril.com.br

S�o Paulo � A NASA (ag�ncia espacial americana) divulgou uma imagem feita a partir das observa��es de um eclipse fora do Sistema Solar. Essa � a primeira vez que um fen�meno deste tipo � observado.

O evento foi visto pelo Telesc�pio Chandra, da Nasa, e pelo Observat�rio XMM Newton, da ag�ncia espacial europeia (ESA). As observa��es de raios-X feitas pelo telesc�pio detectaram um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) enquanto passava na frente de seu Sol. Durante o eclipse, houve um alinhamento vantajoso do planeta, conhecido como HD 189733b, e seu Sol no sistema HD 189733, que est� a 63 anos-luz da Terra.

O planeta � uma esp�cie de J�piter quente. Ou seja, tem o tamanho parecido com o de J�piter. Mas tem uma �rbita estreita em torno de sua estrela. HD 189733b � mais de 30 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra � o sol. O planeta orbita seu Sol a cada 2,2 dias.

As caracter�sticas do HD 189733b o tornam um alvo preferencial para os astr�nomos que buscam novas informa��es sobre exoplanetas e suas atmosferas. Estudos feitos a partir das observa��es com o Chandra e com o XMM Newton revelaram pistas sobre o tamanho da atmosfera do planeta. Dados de raios-X sugerem que h� camadas de atmosfera do planeta que s�o transparentes � luz �ptica. Mas os cientistas precisam de mais dados para confirmar essa ideia.

A estrela principal desse sistema solar tem uma estrela vermelha e fraca como companheira. As estrelas, provavelmente, se formaram ao mesmo tempo, mas a estrela principal parece ser bem mais jovem do que sua companheira. Al�m de girar mais r�pido, apresenta n�veis mais elevados de atividade magn�tica e � cerca de 30 vezes mais brilhante em raios-X.

A suposta explica��o para o comportamento diferente entre as estrelas pode estar no planeta gigante ao seu redor. Essa esp�cie de J�piter quente pode ajudar a manter a rota��o da estrela e uma alta atividade magn�tica de alta por causa da for�a de mar�.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir