Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-08-2013

Após asilo russo a Snowden, EUA reavaliarão cúpula de Obama e Putin
Kremlin permitiu que ex-consultor procurado deixasse aeroporto de Moscou. Casa Branca afirmou estar "extremamente desapontada" com decisão russa.
Após asilo russo a Snowden, EUA reavaliarão cúpula de Obama e Putin
Foto: g1.globo.com

A Casa Branca disse nesta quinta-feira (1º) que está "extremamente desapontada" com a decisão da Rússia de permitir que Edward Snowden deixe o aeroporto de Moscou e ameaçou desmarcar um encontro de cúpula entre os países.

"Vemos isso como um desenvolvimento infeliz e estamos extremamemnte desapontados por disso", disse o porta-voz Jay Carney.

Segundo a Casa Branca, a ação da Rússia em relação a Snowden "mina uma longa tradição de cooperação no cumprimento da lei".

Com isso, o governo dos EUA afirmou que, "à luz dos últimos fatos" está reavaliando a utilidade" de um encontro de cúpula entre os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin, previsto para setembro.

Snowden, procurado pelas autoridades dos EUA por ter divulgado segredos sobre os sistemas de monitoramento de telecomunicações do governo, obteve asilo provisório na Rússia nesta quinta, após quarenta dias em um "limbo" no aeroporto.

Snowden foi para local "seguro" e não revelado, segundo seu advogado russo.
Ainda não se sabe quais serão os seus próximos passos.

Em declaração por intermédio do WikiLeaks, Snowden agradeceu à Rússia pela decisão e criticou a maneira como o governo Obama vem tratando o seu caso.to alg

"Durante as oito últimas semanas vimos a administração Obama não demonstrar respeito algum pelas leis internacionais e nacionais, mas, no final das contas, a justiça ganhou.

Agradeço à Rússia por ter me concedido o asilo, de acordo com suas leis e suas obrigações internacionais", disse Snowden.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir