Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2013

Snowden já tem onde morar na Rússia, diz advogado
Delator está vivendo em Moscou com americanos que conheceu na web.
Snowden já tem onde morar na Rússia, diz advogado
Foto: veja.abril.com.br

Depois de passar semanas em uma zona de trânsito no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, o delator americano Edward Snowden, que na quinta-feira recebeu asilo temporário da Rússia, já tem onde morar, informou nesta sexta-feira seu advogado, Anatoli Kucherena. O ex-agente da CIA estaria vivendo com amigos americanos que ele conheceu pela internet. Além de casa, Snowden já recebeu uma oferta de emprego: a rede social Vk, equivalente ao Facebook na Rússia, ofereceu ao delator uma vaga em sua equipe. Pavel Durov, um dos fundadores da rede postou em seu perfil a oferta ao americano. "Convidamos Edward Snowden para vir a São Petersburgo. Vamos ficar felizes se ele decidir se juntar ao nosso time estelar de programadores na VKontakte". Ele acrescentou que seria interessante ter o americano na equipe com objetivo de trabalhar "na proteção de dados pessoais de nossos milhões de usuários".

"Já resolvemos o problema da moradia. Tudo está bem", disse Kucherena à agência oficial russa RIA Novosti. Na quinta-feira, o advogado havia dito à imprensa que o lugar de residência de Snowden será mantido em segredo para garantir sua segurança. "Ele fez muitos amigos aqui, o que é ótimo. Conheceu americanos que moram aqui, souberam de sua situação e entraram em contato com ele", disse Kucherena à rede americana CNN.

O assessor disse ainda que Snowden está preocupado com sua segurança, agora que pode circular livremente pela Rússia. "Ele está preocupado com sua vida e saúde porque acredita que a inteligência americana o está perseguindo", disse.

Kucherena também afirmou que não sabe quando poderia ocorrer uma possível reunião de Snowden com a imprensa. "Por enquanto, não. Mas nos próximos dias conseguirei averiguar algo".

EUA - Snowden é procurado pela justiça dos Estados Unidos por revelar uma trama de espionagem das comunicações pelos serviços secretos de seu país. Ele chegou a Sheremetyevo no dia 23 de junho em um voo procedente de Hong Kong, de onde fugiu após o pedido de extradição solicitado pelos EUA às autoridades chinesas.

Na quinta-feira, os Estados Unidos declararam que estão "extremamente decepcionados" com a decisão do governo russo de conceder asilo temporário a Snowden. Washington chegou a advertir que avalia a "utilidade" da cúpula bilateral que os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, devem realizar em Moscou nos primeiros dias de setembro, antes da reunião do G20 em São Petersburgo.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir