Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2013

Ameaça a embaixadas dos EUA seria ligada à Al-Qaeda, diz parlamentar
Departamento de Estado mandou fechar representações no domingo. Haveria riscos de atentados no Oriente Médio e na Ásia Central.
Ameaça a embaixadas dos EUA seria ligada à Al-Qaeda, diz parlamentar
Foto: www.jn.pt

O chefe do Comitê de Assuntos Estrangeiros da Câmara dos EUa disse nesta sexta-feira (2) que a ameaça que levou ao anúncio do fechamento de várias embaixadas do país parece estar ligado à rede terrorista da Al-Qaeda.

"Eu entendo que é relacionado à Al-Qaeda... e a ameaça emana do Oriente Medio e da Ásia Central", disse Ed Royce, no programa "New Day", da CNN.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos deu instruções para várias embaixadas no Oriente Médio, entre elas as de Egito e Israel, para que permaneçam fechadas no domingo, informou.

No Oriente Médio, domingo é um dia útil, e as representações funcionam normalmente.
O fechamento seria realizado devido a ameaças terroristas, segundo a imprensa norte-americana.

"O Departamento de Estado instruiu certas embaixadas dos EUA e consulados a permanecerem fechados ou suspender as operações no domingo 4 de agosto", disse a porta-voz do Departamento de Estado Marie Harf, em sua declaração diária à imprensa.

Um porta-voz oficial não autorizado para falar publicamente sobre a questão citado pela emissora "CNN" disse que as ameaças foram dirigidas a alvos americanos no exterior, que podem não se limitar às principais dependências diplomáticas dos EUA.

Já rede "CBS News" informou que o fechamento de embaixadas está ligado a informações da inteligência dos Estados Unidos sobre ações planejadas pela rede Al-Qaeda. A "CBS" informou que a inteligência não mencionou um lugar específico.

Além de Egito e Israel, a ordem do Departamento de Estado afeta às delegações em Afeganistão, Arábia Saudita, Líbia, Iraque, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Bangladesh e Kuwait, segundo uma relação que a emissora ABC teve acesso, mas pode ser ampliada para outras, e inclusive ser prolongada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir